Tradicionais rivais no futebol nordestino, Bahia e Sport prometem escrever mais uma emocionante página na história do futebol regional. Marcado para a próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, o primeiro jogo das semifinais da competição traz consigo muita tradição e esperança de um confronto acirrado, com a boa fase de ambas as equipes.
Próximo adversário do Bahia na briga pelo tricampeonato nordestino, o Sport empatou ontem (05) com o Santa Cruz em 1 a 1, em jogo válido pela última rodada do hexagonal final do Campeonato Pernambucano. Visando o confronto com o Esquadrão, a equipe rubro-negra foi a campo com seu time misto e viu o triunfo escapar nos últimos minutos da partida.
Com oito triunfos em 10 partidas disputadas, o Leão da Ilha terminou a primeira fase do estadual na liderança, com 25 pontos, 11 a mais que o segundo colocado. O próximo confronto no estadual agora é com o Salgueiro, pela semifinal da competição.
CARRASCOS JÁ MARCARAM 10 VEZES
Pelo lado tricolor, a boa fase do trio KGB pode ter um estímulo a mais nesta partida, isto porque os atacantes Kieza e Leo Gamalho são tidos como carrascos ante o rubro-negro. Juntos, os atacantes já balançaram as redes do Leão dez vezes.
Em 2009, na sua estréia pelo Fluminense, Kieza marcou dois gols sobre o Sport, na goleada por 5 a 1. Em 2010, desta vez atuando pela Ponte Preta, kieza voltou a anotar mais um tento contra os pernambucanos. Já em 2011, jogando com a camisa do Naútico, o artilheiro foi novamente a dor de cabeça da torcida rubro-negra com mais dois gols, em jogo que mesmo com o triunfo, o Timbu acabou sendo desclassificado do estadual daquele ano.
Por outro lado, o Samurai Tricolor, como ficou conhecido em terras soteropolitanas, também tem um bom retrospecto pessoal contra o Sport. Com a mesma marca do seu companheiro, Gamalho também já marcou cinco gols contra o Sport. Quatro vestindo a camisa do Santa Cruz e um atuando pelo Ceará.
TRADIÇÃO
Considerado o maior clássico do Nordeste, Bahia e Sport já se enfrentaram 39 vezes ao longo da história. O Esquadrão leva ampla vantagem com 19 triunfos, 13 empates e apenas 7 derrotas. Até mesmo em terras pernambucanas a vantagem Tricolor prevalece, são 10 triunfos do Bahia contra seis empates e seis derrotas.
O confronto com os rubro-negros pernambucanos traz boas lembranças, em especial na Copa do Nordeste. No ano de 2001, o Tricolor levantou sua primeira taça da competição ao vencer o Sport por 3 a 1, na antiga Fonte Nova, diante de quase 66 mil torcedores. Preto Casagrande (1), Nonato (2) e Leomar (1) fizeram os gols da partida.
Leia Também
Venda de tickets começa nesta terça; veja passagem
Árbitro potiguar esteve em derrota na Ilha em 2014
K9 e Pittoni aprovam atuação e já miram Copa do NE
Ex-Náutico, Souza pede para Bahia manter o ritmo
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.