é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Confira detalhes sobre as eleições do dia 13

Notícia
Historico
Publicada em 3 de dezembro de 2014 às 22:20 por Da Redação

“Não há nada a esconder ou a temer”, estas foram as palavras finais do advogado Milton Jordão, presidente da Comissão Eleitoral do Esporte Clube Bahia, em entrevista cedida na tarde desta quarta-feira, na sala de imprensa do Fazendão.

Com sete candidatos a presidente e centenas de fichas de candidatos a conselheiro para analisar, Jordão parou alguns instantes no dia de hoje para reunir os envolvidos e apresentar e definir alguns procedimentos do pleito. Após isso, pacientemente respondeu todos os questionamentos da imprensa.

“Esta reunião de hoje foi para definir o modelo de eleição. Se seria urna eletrônica ou manual. Foi definida a urna eletrônica. Será utilizado um sistema via Tablet, similar à urna do TRE, que eletronicamente computará os votos.”

“Foi apresentado aos candidatos o modelo deste sistema, como é o funcionamento, questões de segurança e outros detalhes técnicos. Foi também definido o modelo de apresentação, se será por foto, se será por nome e também foi feito sorteio para definição da colocação da posição dos candidatos”, disse o advogado.

Segundo Milton, por enquanto nenhuma chapa foi homologada e isto só acontecerá no dia 5 (sexta-feira). “Fizemos a prorrogação de prazo para não haver nenhuma supressão de direitos uma vez que o prazo conferido para a comissão foi de dois dias, mas se mostrou para uma parte impossível de cumprimento, então o prazo se encerra amanhã”, comentou.

O presidente da Comissão comentou ainda sobre o processo de cadastramento, as regras de propaganda e suas punições e o que acontecerá com os sócios que moram longe de Salvador.

No próximo dia 13, das 9h às 17h, na Fonte Nova, 7.238 sócios poderão participar do pleito. A lista saiu no site oficial do clube e pode ser vista aqui. O número de sócios aptos é 47% superior ao do primeiro pleito realizado em 2013.

Veja todos os demais assuntos tratados pelo presidente da Comissão, Milton Jordão:

URNA ELETRÔNICA

O TRE indeferiu o pedido de urna, então buscamos uma alternativa que tem segurança, confiabilidade e agilidade. Em tempos de informática e num país de eleição eletrônica, temos que ter essa agilidade.

Posso falar isso a vontade pois participei das duas comissões eleitorais da ordem dos advogados do Brasil que cuidou das eleições para desembargador e aplicou esse sistema. É um tablet que é similar a uma urna em que vão aparecer as fotos com o nome e número dos candidatos.

Então o eleitor não terá nenhum tipo de incerteza. As chapas hoje tiveram acesso e poderão contratar auditoria para testar a certeza do sistema. Quero deixar claro, quando fui convidado, em especial pelo Bahia, para realizar um processo democrático, transparente e que não suprima nenhum direito.

Então, os candidatos estiveram aqui hoje, tiraram suas dúvidas, questionaram suas suspeitas e terão oportunidade de fazer auditoria antes ou após o pleito. Em até 30 dias eles podem fazer isso. Não existe nada a esconder ou a temer.

CADASTRAMENTO DE SÓCIOS

É preciso esclarecer. Houve um equívoco, uma deturpação um pouco do que significa. As eleições serão realizadas num espaço que não pertence ao Esporte Clube Bahia. Então, este terceiro naturalmente precisa ter um controle de acesso.

Este cadastramento tal qual foi no ano passado, que também houve, não foi para informar os torcedores e sim para dar acesso aos torcedores no caso à Arena. É quase certo que este ano também seja realizado na Arena.

O torcedor vai apresentar o CPF e um documento com foto vai até o local (Estacionamento da Arena) nos dias 4, 5 e 6 apenas para retirar um cartão de acesso.

Isso vai garantir a ele passar pela catraca, e mais, a comodidade de não ter fila, de não ter medo de não votar, ou seja, de não ter dissabores e ser apenas um dia de festejos.

A VOTAÇÃO

A votação é eletrônica. Não terá cédulas. Ele [Sócio] vai ter o acesso e lá dentro para votar ele precisará apresentar um documento oficial para o mesário que vai conferir com a base de dados no computador se ele está apto a votar.

Vamos imaginar que alguém tenha um cartão, empreste a um irmão que não é sócio, ele passa pela catraca, mas não vai conseguir votar, vai precisar se identificar.

Esse cartão é só para ter acesso ao local de votação. Por isso pedimos a colaboração do sócio eleitor por uma simples razão. Pela comodidade do eleitor.

REGRAS DE PROPAGANDA

São visando uma melhor democratização. Proibimos publicidades publicadas em meios eletrônicos como links patrocinados, ou links promovidos. Enfim, o candidato terá que fazer a divulgação em seus sites e blogs pessoais.

Vetamos outdoor, busdoor e quaisquer formas que dê privilégios ao poderio econômico. A proposta é fazer uma eleição muito democrática.

Caso estas regras sejam quebradas, o regulamento prevê até a perda do registro e poderá ter a candidatura caçada.

ELEITORES DE FORA

Todo eleitor que atender os requisitos do regulamento terá direito a voto. O cadastramento é uma antecipação nos dias 4, 5 e 6. O torcedor que mora fora da região, vai manter um contato com o Bahia. Existe um e-mail [email protected], ele manda os dados e será feito o cadastro dele. No dia que ele chegar, vai retirar o cartão de acesso, acessa e vota.

Leia Também
Prazo é prorrogado e 4 chapas estão regulares
Eleições: sócios terão que fazer credenciamento
Eleições: Todas as 8 chapas estão aptas

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes