é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Confira mais detalhes da proposta do estatuto

Notícia
Historico
Publicada em 9 de junho de 2009 às 00:19 por Da Redação

Incialmente truncadas, as informações sobre o novo estatuto do Bahia, a ser aprovado em Assembléia Geral, começam a ser esclarecidas. Confira a nota abaixo da Associação Bahia Livre, que explica o modelo e esclarece o papel do Conselho no pleito. Em resumo, o candidato precisará ser conselheiro, mas o conselho não “barrará” um candidato desde que ele atenda os requisitos mínimos. Ponto para a democracia.

“Na noite desta terça-feira, 08.06.09, o Esporte Clube Bahia deu mais um passo rumo ao seu engrandecimento. O novo Conselho Deliberativo aprovou o estatuto que institui a eleição direta para presidente.

Cerca de 100 conselheiros (a ABL foi representada pelos conselheiros Ivan Carvalho e Emanuel Vieira) compareceram à 1ª reunião do Conselho Deliberativo, onde aprovou as contas do Esporte Clube Bahia (1931) do ano de 2008 e, após várias intervenções de vários Conselheiros, foi aprovada por unanimidade o novo estatuto.

No novo estatuto qualquer sócio, com pelo menos 36 meses de associado, poderá se candidatar a presidência sem nenhuma escolha ou lista prévia, desde que seja integrante do Conselho Deliberativo e concorrerá à eleição direta pela Assembléia Geral dos sócios aptos a votar.

Para ter direito ao voto o associado deverá ter, pelo menos, 18 meses de associado e estar em dia com as suas obrigações com o clube. Esta mesma exigência valerá para o associado concorrer a uma vaga em uma chapa para o Conselho Deliberativo.

A eleição do Conselho Deliberativo será pelo voto direto da Assembléia Geral onde as chapas terão direito à parcela das 300 vagas proporcional à quantidade de votos obtida na eleição. Sendo assim, todos passam a ter possibilidades de concorrer a uma vaga no Conselho Deliberativo, mesmo que a sua chapa não seja a vencedora.

Para compor uma chapa basta que o sócio que tenha 18 meses de associado e esteja em dia com sua obrigação.

A minuta desta proposta do estatuto estará disponível no site oficial para que todos possam tomar conhecimento e, na próxima Assembléia Geral, votar a favor e acabar de vez com o eterno passado recente.

A ABL que sempre lutou pela implantação da eleição direta no Esporte Clube Bahia, inclusive fazendo oposição ao Presidente Marcelo Guimarães Filho no início da sua gestão, reconhece e apóia os atos do Presidente tricolor que levam o Esporte Clube Bahia à democracia através da transparência e da valorização do seu associado.

Cabe agora a nós torcedores fazermos a nossa parte se associando e levando sempre mais um amigo para se associar. Vamos mostrar agora que não somos apenas a torcida que mais freqüenta estádios do Brasil, mas que podemos, todos juntos, fazer um Bahia grande também fora das arquibancadas.”

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes