O título do Santos sobre os uruguaios do Peñarol, nesta quarta-feira, pela final da Libertadores, respingou no Bahia. Com a vaga do time de Neymar já garantida para o torneio do próximo ano, a zona de classificação à Copa Sul-Americana da próxima temporada aumentou do 13º para o 14º lugar do Campeonato Brasileiro, exatamente aonde está o Tricolor de Aço.
Isso, porém, caso os santistas não caiam para abaixo dessa faixa na tabela –assim como o Vasco, atual campeão da Copa do Brasil. A princípio, vão para a Sul-Americana apenas as equipes que terminam o Nacional de 5º a 12º na tabela.
Mais importante que isso, ademais, é observar se a CBF vai manter os mesmos critérios.
O risco existe porque o regulamento do Brasileirão-2011, em vez de confirmar antecipadamente a situação, diz que a entidade ainda anunciará os requisitos “em comunicado oficial posterior”.
No ano passado, para efeito de comparação, o Flamengo, 14º do Brasileiro –e último credenciado à Sul-Americana-2011–, acumulou 44 pontos ou 38,6% de aproveitamento.
Já o Ceará, 12º, fez 47 pontos ou 41,2% de aproveitamento.
O Bahia não joga uma competição sul-americana desde a Copa Renner, em 1997, a qual terminou ganhando. Dentre as englobadas pela Conmebol, a última foi a Libertadores de 1989.
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.