Xará do capitão osso duro de roer de Tropa de Elite, filme nacional que acaba de ganhar o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o tenente-coronel Nascimento garante um Ba-Vi de paz hoje à tarde, no Jóia da Princesa. A Polícia Militar vai disponibilizar 550 homens para a segurança do clássico, contra 300 que trabalharam no empate entre Bahia e Fluminense, quarta-feira.
Conversei com o coronel Santana, do Comando da Capital, e o torcedor pode ir tranqüilo ao jogo, diz Nascimento, confiante no efetivo dos pelotões de Choque, Cavalaria, Esquadrão Águia e Canil. As torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis serão seguidas por todo o percurso pela Rondesp (Rondas Especiais da PM), promete.
Vamos iniciar os trabalhos logo de manhã. Escoltaremos os ônibus que vão sair de Salvador e, na entrada do estádio, faremos abordagens para evitar a entrada de torcedores portando armas, fogos de artifício, pedras e garrafas, anuncia.
Na partida do último domingo, cinco pessoas foram detidas, suspeitas de atirar pedregulhos de fora para dentro do Jóia. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Feira de Santana classificou o fato como isolado.
Foi tranqüilo. Eu mesmo prendi dois que jogaram as pedras. Houve um pessoal das organizadas do Fluminense que quis brigar porque não conseguiu entrar de graça, comentou Nascimento. Como o mando de campo foi do Bahia, as facções terminaram perdendo o privilégio.
POSITIVO No clássico de 2006 ocorrido na cidade, o comportamento das torcidas acabou sendo elogiado. Apesar de a derrota ter praticamente eliminado o tricolor, nenhuma briga foi registrada pelas autoridades. locais Mais exaltados, alguns chegaram a arremessar garrafas e copos descartáveis no campo de jogo, sem maiores complicações.
Na ocasião, 700 policiais militares, dos municípios de Santo Amaro, Salvador e Feira, marcaram presença. O público contabilizado nas catracas, de 20 mil pagantes, supera a carga de ingressos atual em 4 mil bilhetes. Hoje uma inteira custa R$ 20.
O atraso na abertura dos portões gerou um pequeno tumulto, mas a polícia conseguiu contornar rapidamente a situação. Cinco menores foram detidos por estarem apedrejando veículos no estacionamento da praça esportiva.
Matéria publicada originalmente, por esse mesmo autor, na edição deste domingo 24/02/2008 do suplemento A Tarde Esporte Clube
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.