é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Demitido com 60% em 2018, Guto retorna como ‘salvador’; veja números

Notícia
Historico
Publicada em 7 de outubro de 2021 às 09:33 por Victor de Freitas

2018-01-19-00-53_capagutoferreira05

Apagar o incêndio deixado pelos maus resultados obtidos nos últimos três meses é a missão de Guto Ferreira em sua terceira passagem pelo Bahia.

O técnico retorna ao Bahia depois de três anos e dois meses de sua saída, em junho de 2018. Após todo esse período, o treinador reencontra o Bahia na zona de rebaixamento, que é exatamente onde ele havia “deixado” quando foi demitido em sua passagem anterior.

Entretanto, desta vez ele retorna ao Esquadrão como “bombeiro”, com a missão clara de evitar o rebaixamento do Bahia à Série B a qualquer custo.

O fato inusitado é que o técnico retorna como possível salvador da pátria após ter sido demitido, há três anos, como o principal causador do início de campanha ruim no Brasileirão de 2018, quando o Bahia ocupava a 18ª posição.

Em sua última passagem pelo Bahia, o técnico tinha mais de 60% de aproveitamento na temporada. No primeiro semestre de 2018, Guto havia somado 33 jogos, com 18 triunfos, 6 empates e 9 derrotas

Contudo, não foi suficiente para se segurar no cargo naquela época. A queda do treinador aconteceu após nove jogos da Série A daquele ano.

Guto foi demitido por falta de resultados na Série A de 2018

Durante sua segunda passagem pelo Bahia, Guto Ferreira conquistou o título baiano de 2018, avançou à semifinalna Copa do Nordeste e deixou o time na segunda fase da Sul-americana, mas foi demitido na 9ª rodada do Brasileirão.

O motivo? Maus resultados no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, foi assim que o presidente Guilherme Bellintani deixou o assunto claro, em entrevista no dia 4 de junho de 2018.

“O balanço em pouco mais de cinco meses é positivo. (…) Diria que o trabalho do treinador foi próximo dos 100%. E por que o desligamento? Das cinco competições, o Campeonato Brasileiro é o mais importante, o que define o futuro do clube. Decidimos pela falta de rendimento e dos resultados. O desligamento é pela falta de resultados no Brasileiro”.

Números gerais da trajetória de Guto Ferreira pelo Bahia somando 2016, 2017 e 2018

Oficialmente, o Bahia divulga que Guto Ferreira trabalhou em 89 partidas como treinador do Bahia somando as duas primeiras passagens.

Nesse total de jogos, “Gordiola” ajudou o Bahia a conquistar 48 triunfos. Houve ainda 21 empates e 20 derrotas.

O aproveitamento total do técnico no comando do Esquadrão de Aço é de 60,6%.

Ele conquistou o acesso à Série A em 2016, o título da Copa do Nordeste em 2017 e o troféu de campeão baiano em 2018.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você está satisfeito com Ronaldo como goleiro titular?
todas as enquetes