é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Diego Dabove: veja números da carreira do novo técnico tricolor

Notícia
Historico
Publicada em 19 de agosto de 2021 às 11:28 por Victor de Freitas

diegodabove2
Fonte: Getty Images

Diego Dabove é o novo técnico do Bahia para o restante do Brasileirão de 2021 e também para o 2022. A novidade foi anunciada para os torcedores na noite desta última quarta-feira (18), dois dias após a demissão de Dado Cavalcanti.

O argentino chega ao Tricolor de Aço como uma busca da diretoria para sair ampliar horizontes e não focar somente no mercado nacional, como tradicionalmente é feito no clube.

Mas, quem de fato é Diego Dabove? Quais são seus êxitos na carreira? E com quais números chega ao Esquadrão de Aço? Confira os detalhes abaixo.

Conheça o novo treinador do Bahia e seu início de carreira

Nascido na cidade de Banfield, Diego Omar Dabove teve uma carreira curta como atleta profissional devido a uma grave lesão no ombro. Ele foi goleiro, com passagens por Lanús, Dock Sud, Argentino de Quilmes e Deportivo Riestra, entre 1993 a 2000.

No mesmo ano de sua aposentadoria, já iniciou sua carreira fora dos gramados. Inicialmente como preparador de goleiros. Até 2016, ele passou por times como Lanús, Huracán, Boca Juniors, River Plate, Argentino Juniors, Tigre e até a seleção do Bahrein treinando apenas os arqueiros dos clubes.

Durante esse período, chegou a ter experiências rápidas na comissão técnica do Racing de Olavarria, de divisões inferiores da Argentina. E também atuou como treinador interino em um jogo do Lanús, em 2003.

Em 2017, iniciou oficialmente sua carreira como técnico de futebol. Primeiramente, passou pelo Godoy Cruz II, uma espécie de Time sub-23.

Já em 2018, assumiu definitivamente a equipe principal do Godoy Cruz e obteve números expressivos para um técnico em primeira experiência na primeira divisão e levou o time ao vice-campeonato argentino. Entre 2019 e 2020, passou pelo Argentino Juniors e em 2021 treinou o San Lorenzo.

Passagem pelo Godoy Cruz (2018)

Em 2018, levou o Godoy à segunda posição do Campeonato Argentino. Ficou atrás somente do Boca Juniors, garantindo uma vaga na Libertadores de 2019.

Seus números no clube foram:

31 jogos, 19 triunfos, 6 empates, 6 derrotas
48 gols marcados, 22 sofridos
67,74% de aproveitamento

É o treinador com melhor aproveitamento da história do Godoy Cruz na primeira divisão argentina.

Passagem pelo Argentino Juniors (2019/2020)

Já em seu trabalho mais longo até então, pelo Argentino Juniors, Dabove passou duas temporadas no clube.

Em 2019, disputou seu primeiro torneio internacional: a Sul-americana, caindo nas oitavas de final. No Campeonato Argentino 2018-19, livrou o time do rebaixamento e conseguiu vaga para jogar novamente a Sula no ano seguinte.

Já na temporada 2019/2020, fechou o Argentino em quinto lugar e recolocou o Argentino Juniors na Libertadores de 2021 após dez anos fora da competição. Na Sul-americana de 2020, caiu na primeira fase.

Os números gerais foram:

65 jogos, 27 triunfos, 23 empates, 15 derrotas
63 gols marcados, 53 sofridos
53,33% de aproveitamento

Passagem pelo San Lorenzo (2021)

Em janeiro, assumiu o comando do San Lorenzo, sendo este o primeiro clube de grande porte de sua carreira. E também o primeiro insucesso.

Logo em seus primeiros jogos, já encarou a fase preliminar da Libertadores. Passou das duas primeiras fases, mas terminou eliminado pelo Santos na terceira eliminatória.

Com isso, foi à fase de grupos da Sul-americana. Porém, não venceu nenhum dos três primeiros jogos, com derrotas para Huachipato e Rosario Central, além de empate com o 12 de Outubro. As eliminações internacionais e o rendimento no Nacional foram motivos para demissão em apenas 109 dias de trabalho.

Os números foram:

22 jogos, 8 triunfos, 6 empates, 8 derrotas
26 gols marcados, 28 sofridos
45,45% de aproveitamento

Sobre questões táticas, indicamos a leitura de uma análise aprofundada feita pela consultoria esportiva Footure, em 2020, neste link.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes