Nesta sexta-feira, a diretoria tricolor divulgou uma polêmica nota em que esquece seus erros – e os motivos que levaram a massa a se revoltar no último sábado – e critica os torcedores que invadiram o gramado da Fonte Nova na derrota para o Ipatinga. Confira o texto e, em seguida, os comentários que surgiram sobre o mesmo no Fórum de Discussão do ecbahia.com.br:
“É inquestionável que a torcida do Bahia é a melhor e a mais apaixonada do Brasil. Infelizmente, com o episódio lamentável que ocorreu na Fonte Nova, no último sábado, o Esporte Clube Bahia e a imensa maioria da torcida tricolor serão penalizados pela ação inconseqüente de alguns poucos torcedores, que invadiram o campo.
Para a torcida, o maior castigo será não poder prestigiar o clássico de domingo, diante do Vitória, que deveria ser realizado na Fonte Nova, com o público de aproximadamente 60.000 torcedores, que jogariam junto com o time, rumo a mais um triunfo.
Este castigo pode piorar ainda mais, caso o Bahia perca o mando de campo de alguns jogos, no julgamento que vai acontecer na terça-feira. Para o Bahia, além de não contar com o importantíssimo apoio de sua torcida, os prejuízos financeiros assustam. Confira:
1 Se o BAVI deste domingo fosse disputado na Fonte Nova, certamente teríamos um público de 60.000 torcedores.
Jogando no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, o público só chegará a 20.000 torcedores, o que dá uma diferença de 40.000 ingressos vendidos, que geraria uma renda de 400 mil reais.
Com esta diferença de renda, mesmo com os descontos do Despesa Futebol Clube, daria para pagar a folha salarial dos atletas profissionais, que é de 160 mil reais.
2 O custo de toda a logística para jogar em outra praça esportiva, como aluguel de ônibus, hospedagem, policiamento, etc.
3 Caso o Bahia tenha que atuar com portões fechados, conseqüentemente não haverá rendas e apenas altíssimas despesas.
4 Atuando em outra praça esportiva (ex: Feira de Santana), o público só chegará ao máximo de 20.000 pessoas, reduzindo drasticamente as rendas.
5 No julgamento de terça-feira, o Bahia pode receber uma multa que varia entra 10 a 200 mil reais.
Todos são cientes que o Bahia enfrenta dificuldades financeiras e se esforça muito para honrar os compromissos que tem e sem nenhuma dúvida, a situação ficará ainda mais difícil, com este episódio.
Somado a ausência da torcida, o prejuízo financeiro, ainda há o prejuízo técnico, haja vista que o gramado do Jóia da Princesa não possui a mesma qualidade do campo da Fonte Nova, que nossos atletas já estão acostumados a jogar.
Ninguém no Bahia gostaria que o time, que liderou todas as três fases anteriores, chegasse ao octogonal, enfrentando as dificuldades que estamos passando. Mas isso não justifica, a invasão do campo e a depredação do estádio da Fonte Nova, que é um patrimônio público. Infelizmente, muitos, pra não dizer milhões, irão pagar pela inconseqüência de poucos!”
COMENTÁRIOS
“Já estão buscando desculpas para o fracasso iminente.” – Antonio Resende
“O site “oficial” parece que vive no mundo do faz de conta. Comenta o 28/10 como um fato isolado, fora do contexto de aproximadamente uma década de fracassos insuportáveis. Fala de um prejuízo “imposto” por uns “poucos”, quando na verdade uns poucos (esse grupinho que se acha dono do clube) deram muito maior prejuízo, permitindo e conduzindo o Bahia à série B e, em seguida, à série C! Esse grupinho de pessoas, em número bem menor que os “invasores” do dia 28/10, dão mensalmente um prejuízo IMENSO ao clube, quando não permitem a contribuição do associado que deseja colaborar e ter a reciprocidade expressa no direito de decidir os destinos do clube e interferir na escolha dos seus dirigentes e conselheiros. Sem falar no prejuízo que representa aos cofres no Clube a contratação do caminhões e mais caminhões de jogadores ao longo desses anos – jogadores até que nem chegaram a entrar em campo! Prejuízos nas cotas que deixaram de ganhar, prejuízos na perda de grandes arrecadações pela não disputa da série A, da série B, pela fraca campanha de estaduais, pela títulos seguidos do rival, pela perda de torcedores mirins, pela perda do prestígio nacional, pela perda do crédito, pela gestão medonha! Quem é que tem moral no Bahia de hoje para falar que uns “poucos” deram prejuízos???” – Albino Brandão
“Engraçado, por que eles não soltaram esse texto antes do primeiro BA x VI? Nem eles acreditavam na vitória do último domingo. Agora fica falando em prejuízo…pensassem antes e fizessem uma boa administração. Aliás, administrar é também aprender a lidar com riscos. Em qualquer manual básico de administração existe a possibilidade de possíveis prejuízos, els que estivessem preparados para dar a volta por cima. Eles não são capazes de administrar na fase gorda, quanto mais agora.” – Joca Neri
“Além disso, faltou dizer os 70 milhões que o Bahia deve, quem foi o responsável? Foi a torcida tambem?” – Reynaldo Gomes
Leia também: O jogo de 7 erros do Bahia
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Campeonato Brasileiro 2006
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.