é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Domingo de Páscoa. Dia do maior clássico do N/NE

Notícia
Historico
Publicada em 11 de abril de 2004 às 03:23 por Da Redação

Com a progressiva decadência de clubes como Galícia e Ypiranga, o futebol baiano passou a exigir o surgimento de uma terceira força. Bahia e Vitória-BA dominam a galeria de campeões estaduais desde 1970.

Mas não tem jeito. Sempre que os dois estão frente à frente numa final, a luta pela taça ganha outro charme. Ao invés de um sentimento de repetição, o clássico se renova à cada decisão, como a que começa hoje, às 17 horas, na Fonte Nova. Exatamente num domingo de Páscoa, símbolo maior da renovação.

É verdade que em outros tempos a movimentação na cidade era diferente. Algumas décadas atrás, em situações semelhantes, torcedores colocavam em suas janelas bandeiras com as cores das equipes, desfilavam pelas ruas e praias de Salvador com suas respectivas camisas e botavam seus hinos para tocar no mais alto volume.

A exposição pública desse sentimento é menos explícita nos dias de hoje. Mas tricolores e rubro-negros conservam o espírito de rivalidade, que se exacerba nas decisões de título. Quem duvidar pode hoje conferir de perto no Octávio Mangabeira, palco de tantas finais.

Não por acaso, o BA-Vi é apontado como o principal clássico do Norte/Nordeste. E além da disputa acirrada e das jogadas e gols que ficam gravados na memória, a cordialidade entre as torcidas rivais é uma característica quase única neste tipo de confronto. Embora algumas facções organizadas tentem melar esse clima, prevalece mesmo o respeito. Sem deixar de lado, claro, as gozações.

E hoje é dia de tira-teima. No primeiro clássico, deu Bahia, gol de Paulinho. No segundo, o time de Canabrava venceu com tentos de Gilmar e Obina.

A Tarde (Adaptado)

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes