De Elton Serra, do Portal Futebol Baiano
O Bahia deu um salto de modernidade bastante considerável em 2009, sobretudo no quesito preparação física. Grande parte dos méritos passam pelas mãos do experiente fisiologista Alexandre Dortas, contratado no início do ano após boa passagem pelo rival Vitória.
Considerado um dos melhores fisiologistas do país, Dortas avalia o progresso do departamento físico do Tricolor. “Quando chegamos aqui, o Bahia não tinha nada. Hoje, a parte cardiológica e fisiológica do clube, sem dúvidas, é a melhor do Nordeste. No Brasil, só clubes como São Paulo, Corinthians e Santos possuem estruturas como a nossa”, garante.
Desde a chegada do fisiologista, o Bahia adquiriu equipamentos de estimulação elétrica; implantou o sistema de avaliação física por fotocélula; importou da Itália o “sistema Globus”, que consegue fazer diagnósticos dos movimentos dos atletas em uma perspectiva muito parecida com o que acontece em campo; e trouxe para o clube o analisador bioquímico. “Agora temos uma resposta muito mais precisa do rendimento dos atletas”, explica Alexandre Dortas.
Dortas também garante que a queda de rendimento de alguns jogadores do Bahia durante a temporada não tem interferência da reestruturação gradual da academia do Fazendão, recém-inaugurada após cinco meses de obras. “Teremos uma evolução de acordo com nosso trabalho. Alguns jogadores chegaram ao clube longe de suas condições ideais, e isto conta muito. Todos os profissionais que passaram por aqui fizeram um trabalho coerente, e esta queda de rendimento é normal”.
Bahia preparado
Alexandre Dortas participou recentemente de um intercâmbio de 20 dias nos Estados Unidos. A intenção era conhecer os métodos utilizados pelos norte-americanos para treinar atletas de esportes de alto rendimento. “Fico feliz em saber que tudo que estamos utilizando aqui no Bahia tem tecnologia de ponta. Um baiano ir dar um curso nos Estados Unidos reflete o trabalho feito no clube”, confessa o fisiologista, que voltará em dezembro para cumprir mais uma etapa do intercâmbio.
Dortas não tem dúvidas de que o Bahia iniciou seu processo de maturação física, e chegará na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro em plenas condições de brigar pelo acesso. “Estamos na parte do polimento final. Daqui há duas semanas o time estará no nível ideal para a competição, num momento em que a maioria das equipes estarão sofrendo com a queda de rendimento. Em outubro teremos sete partidas, e o time estará pronto para suportar a carga excessiva de jogos”, garante.
Parte fundamental no resultado final dos jogos, o departamento físico do Bahia, de acordo com Dortas, evoluirá ainda mais. “Não vamos discutir se o planejamento estava atrasado ou não. A tecnologia tem nos ajudado desde o início do nosso trabalho no Bahia, e ajudará ainda mais. Não ajuda a marcar gol, mas deixa o atleta em plenas condições de desempenhar o seu melhor dentro de campo”, finaliza.
Leia Também:
Paulo Carneiro acerta com fisiologista do Vitória
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.