O que já estava escrito nas estrelas aconteceu. Membros da oposição tricolor ingressaram com uma ação judicial, nesta segunda-feira, para impedir a realização da eleição presidencial desta terça, que tinha Marcelo Guimarães Filho como candidato único para mais um mandato.
O pleito já ocorria desde o final da manhã, quando a oficial de justiça Cláudia Morais chegou com uma liminar na sede de praia do clube, na Boca do Rio, com esse objetivo. O juiz Paulo Albiani, da 28ª Vara Cível de Salvador, designou a presidência para Carlos Rátis, indicado como administrador do Bahia e salário estipulado em R$ 60 mil até que o caso seja resolvido.
A multa diária para eventual descumprimento da situação é de R$ 100 mil.
A ação é autoria do ex-conselheiro Jorge Maia e possui como advogado Pedro Barichisio.
“Eleição suspensa devido a uma liminar concedida pela justiça! Decisão precisa ser cumprida e será! Entretanto, espero dar os esclarecimentos necessários para reverter essa decisão! Confiamos na Justiça! E espero q essa atitude da oposição nao atrapalhe demais nosso plano para 2012! Atrapalhar já atrapalhou, mas vamos em frente!”, escreveu MGF no Twitter.
Segundo a assessoria de imprensa azul, vermelha e branca, o departamento jurídico do clube já está tomando “providências” para cassar o documento –a ideia é que a votação seja retomada ainda hoje. Até a suspensão, mais de 160 dos 323 conselheiros já tinham votado.
Os oposicionistas dizem que a mudança de 58 nomes do Conselho Deliberativo (colégio eleitoral tricolor), que aconteceu no mês de outubro, é ilegal. O Bahia alega que existiam conselheiros falecidos, outros pediram afastamento, além de alguns inadimplentes por seis meses ou ausentes em reuniões por três vezes seguidas ou cinco alternadas. Assim, como mandaria o estatuto do clube, suplentes assumiram as vagas.
Leia Também
Eleição começa tranquila, mas oposição teria agido
Maracajá não votará pela primeira vez em 40 anos
Direção limita cobertura da imprensa nas eleições
Com slogan global, presidente se lança à reeleição
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.