O técnico René Simões fez uma análise da campanha do Bahia no Brasileirão-2011. Após sete rodadas, com três jogos dentro e quatro fora de casa, o Esquadrão é o 13º lugar, com 8 pontos e 38% de aproveitamento. Segundo o treinador, “tudo estaria absolutamente normal” se o time tivesse vencido na estreia. Confira o balanço feito na coletiva desta sexta à noite, no Fazendão.
“Vou ter muito cuidado ao falar do jogo do América-MG, porque quando o Vanderlei (Luxemburgo, técnico do Flamengo) falou que a campanha dele estava boa, mas o problema eram os pontos (perdidos) contra o Bahia, ficou muita gente sentida com isso… Mas foi porque eles estavam ganhando e tomaram o empate no finalzinho do jogo, então foi esse o comentário dele. O Vanderlei não falou desmerecendo, e eu não vou desmerecer o América-MG, de jeito nenhum. Mas, pelo primeiro tempo que fizemos e as oportunidades que tivemos, teríamos que ter ganho, e bem, aquele jogo. Se tivéssemos ganho aquele jogo, estaria tudo absolutamente normal”.
“Perder para o Grêmio no Olímpico… você pode ganhar ou empatar, mas a tendência é você perder. Perder para o Corinthians, que está liderando, é uma coisa que não é absurda… Acho que o que nos falta são aqueles três pontos. Se tivéssemos os três pontos do América-MG, e volto a falar que não estou tirando o mérito deles, mas fizemos um 1º tempo avassalador…”.
“O resto está tudo caminhando dentro da normalidade para um time que ficou sete anos fora da primeira divisão, um time que todo mundo tinha medo, a esta altura, de estar como o América de Natal, no Campeonato Brasileiro de 2007, já quase rebaixado”.
“Se você olha a pontuacão de alguns clubes, com dois pontos em sete rodadas, e a gente com os nossos oito, então acho que está caminhando bem. É que o time vem jogando tão bem, que está todo mundo já pensando extremamente alto, o que é um direito de todo mundo pensar e tomara que aconteça mesmo. Mas acho que está tudo numa normalidade”, completou.
Em um momento, René foi perguntado se os jogadores estariam sendo “prejudicados” com o estádio sempre lotado, daí as três partidas sem vencer em Pituaçu. Ele rebateu. “Não vi o time nervoso em nenhum desses jogos, até porque a torcida não colocou pressão no time em nenhum desess jogos, não vaiou, não cobrou. O tempo todo só estimulou a equipe”.
“Olha os adversário que pegamos. O Atlético-MG deu uma caída agora, mas vinha na liderança antes do jogo. Quanto ao Flamengo e ao Corinthians, houve a mesma coisa. Os times que pegamos estão lá em cima. E não tivemos nenhuma partida em casa que jogamos mal e merecíamos perder o jogo. Não vejo torcida atrapalhando. A do Bahia, não vejo”.
“Vou discordar (do repórter). Ela não compareceu para incentivar, ela trabalhou o jogo passado, porque o que ela fez esse time se estimular e criar o espírito que tivemos, aquilo foi contágio, foi um vírus que veio lá de cima, da arquibancada”, acrescentou.
O treinador ainda comemorou a semana livre sem jogos, só treinando, o que dará tempo para atletas como o volante Marcone se recuperar de um problema no tornozelo. E revelou: “O Ávine está com conjuntivite. Acontece às vezes de você lutar tanto para uma coisa, que baixa a defesa em outro setor”. “Segunda-feira, embarcamos (para o jogo contra o Avaí, quarta, em Florianópolis). Seria melhor se o jogo fosse aqui, porque ganharia ainda mais tempo de treinar, mas não dá para reclamar, não”.
René também falou especificamente sobre a equipe. “Pode esquecer que o Ricardinho não vai mais chegar para finalizar. Quem chegou, e chegou muito, foi o Diones. Júnior passou a sair muito da área e já conversei muito com ele. Centroavante tem que ter paciência. Se o centroavante sai do jogo, é otimo para a zaga. A gente tem é que empurrar a zaga contrária”.
E concluiu, sobre o jejum do camisa 99: “O Júnior tem ajudado muito. Como Carlos Alberto ainda não fez o gol dele… Mas tem uma importância enorme. Agora, é óbvio que tenho conversado, daqui a pouco vão cobrar dele, mas tem feito partidas exuberantes. Daqui a pouco a bola vai entrar. Aquela defesa do Julio Cesar (goleiro do Corinthians)… Foi eleito o craque da rodada”.
Leia Também
Segundo René, nem empate seria justo com paulistas
Após “tsunami”, René faz pedido especial à torcida
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.