é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Encolhido, estádio reabre oficialmente dia 25

Notícia
Historico
Publicada em 9 de janeiro de 2009 às 18:53 por Da Redação

Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura e do Esporte Clube Bahia decidiram em reunião, nesta sexta-feira (09), os termos do plano de contingenciamento que viabilizará a realização do primeiro jogo do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), no domingo 25 de janeiro, para 16 mil pessoas. Na ocasião, o Bahia enfrenta o Ipitanga, pelo Campeonato Baiano de Futebol.

Essa capacidade ficou definida após a realização de um Estudo de Pólo Gerador de Tráfego, feito por técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Infra-Estrutura (Setin), avaliando que as estratégias de fluxo de pessoas e veículos do novo equipamento deveriam ocorrer em um final de semana, período de menor movimentação nas Avenidas Paralela e Pinto de Aguiar, dois importantes vetores da cidade.

A proposta acordada entre as partes para a concessão do alvará de ampliação e reforma, bem como o habite-se parcial, ficou condicionada às exigências de um Termo de Acordo e Compromisso, assinado pelas partes. O acordo visou garantir a segurança dos freqüentadores, dado o interesse público e a necessidade de adoção de medidas preliminares à liberação das licenças de construção e de funcionamento.

Para tanto, no dia do primeiro jogo em Pituaçu, será reservada uma faixa do Viaduto Dona Canô para ônibus circulares, fornecidos pelo Esporte Clube Bahia, que trafegarão entre o CAB e o estádio, três horas antes e duas horas depois do jogo. O estacionamento será feito no CAB, em área com capacidade para quatro mil veículos. Na Avenida Pinto de Aguiar serão colocados cones em ambas as laterais da pista, reservando-se faixas de circulação de pedestres.

O Governo do Estado disponibilizará o necessário efetivo de policiais militares e o Município o de agentes de trânsito para garantir a segurança e a mobilidade dos torcedores, segundo plano especial de operação.

Segundo a presidente da Conder, Maria Del Carmen, o estado entrega, no próximo dia 25, um estádio de futebol completamente recuperado, ampliado e com conforto aos torcedores, times de futebol e profissionais que lá trabalharão. “O Pituaçu que será reaberto atende ao Estatuto do Torcedor e certamente dará muitas alegrias ao povo baiano”, destacou. Quanto a reinauguração da praça esportiva, Del Carmen afirmou que só será realizada após a aquisição total de todos os equipamentos completares, bem como a conclusão das obras do entorno do estádio.

AVALIAÇÃO
No dia seguinte à partida, 26 de janeiro, acontecerá uma nova reunião para avaliar se as medidas adotadas foram eficazes e definir as medidas e intervenções físicas, viárias, de segurança e acessibilidade, com vistas à liberação gradual da capacidade plena do estádio. Na ocasião, a Conder vai apresentar o cronograma das etapas de intervenções complementares constantes do projeto encaminhado à Prefeitura.

Agecom

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes