Não é apenas no futebol que o Bahia vai mal. Acontece o mesmo em outras modalidades esportivas do clube. Nem mesmo o sexto título de basquete na categoria sub-22 foi suficiente para afastar a crise do time, que está ameaçado de extinção. De Diana Gomes, na edição desta terça de A Tarde:
“Passada a euforia pela conquista do título estadual de basquete, o time do Bahia agora vive uma angústia inusitada para quem acabou de ganhar uma taça. A ameaça de extinção pode fazer com que a formação vitoriosa entre para a história como um campeão condenado à morte.
A festa foi atrasada, porque o título é referente a 2005, mas os jogadores finalmente comemoraram a taça. O Bahia ganhou o sexto título no estadual sub-22, com uma vitória de 63 a 57 pontos sobre o Ferraz Ferreira/MVP, sexta-feira, no ginásio da Asbac, na Pituba.
A comemoração só não foi completa porque o técnico da equipe, Hernani Santos, anunciou sua saída, logo após a conquista, encerrando a aliança que mantinha com o clube desde 1984. Já estava cansado de treinar basquete e neste momento o esporte não apresenta sinais de melhora. Saio como vencedor, confessou Hernani que, de seus 66 anos, dedicou 35 ao basquete.
Mas o cansaço não foi o principal motivo por sua saída das quadras. Estou decepcionado com o Bahia por causa do ginásio, que foi doado pelo Governo do Estado para desenvolver o esporte amador, em especial o basquete e o futebol de salão, esportes que sempre foram o carro-chefe do clube. De uma hora para a outra, o espaço está completamente alugado para faculdades particulares, desabafou.
Segundo Hernani, a equipe de basquete do Bahia pode ser extinta, após sua aposentadoria. Por enquanto não existem nomes para substituir o experiente técnico. Uma saída é o clube fazer uma fusão com a FTC e passar a contar com o técnico de lá, explica.
A falta de local para treinar, momentos antes da decisão do título, tirou um pouco do ânimo dos jogadores. Situação estranha, já que o Esporte Clube Bahia é um dos poucos clubes que possuem ginásio.
O problema, segundo explicou o técnico da equipe, é que o clube tem alugado o espaço para empresas particulares. Faculdades que atualmente possuem times de basquete, vôlei e futebol de salão têm ocupado o ginásio.
PARCERIA Segundo o superintendente de esportes olímpicos do Bahia, Ruy Accioly, o clube caminha para uma parceria com a FTC, não só no basquete, mas em todos esportes amadores que pratica, como futebol de salão e vôlei. Ainda há a intenção de formar equipes de natação, judô e karatê.
Hoje quem toma conta dos esportes amadores são as universidades como FTC, Jorge Amado e Unibahia. Elas chegam com poder de fogo, pois oferecem bolsas de estudo para os atletas. Já as equipes que não têm patrocinador, ficam sem ter como se manter, considera Accioly. Explicou que o Bahia não tem intenção de parar, só não pode ficar para trás, disse.
Quanto à saída de Hernani Santos da equipe, a direção do clube ainda mantém a esperança de contar com o experiente técnico. É um grande treinador, todos os títulos que ganhamos foram com ele. Quem sabe ele possa assumir uma função como consultor, acredita Ruy.
Confirmada a parceria, o comando da equipe FTC/Bahia será do treinador Thiago Fernandes, que atualmente treina o time da faculdade. Thiago que também joga na equipe adulta do Bahia, atuou nesse campeonato como auxiliar técnico de Hernani Santos no tricolor sub-22.
DECISÃO ATRASADA
O Baiano de 2005 só foi encerrado agora em março. Campeonatos nacionais, férias de jogadores e Carnaval causaram o atraso. Como resultado, o público conferiu equipes fora de ritmo, além de técnicos e jogadores desmotivados.
O MVP, que atuava em casa, precisava de uma vitória para levar a decisão para a terceira partida. O primeiro jogo foi disputado no ginásio do Bahia, e o tradicional clube tricolor venceu pelo placar apertado de 59 a 56 pontos. No basquete, o título é definido pela série melhor de três.
O destaque da decisão ficou por conta do jogador do Bahia, Felipe Meneses, que além de marcar pontos decisivos na partida, saiu de quadra com o título de cestinha da competição, com 226 pontos convertidos”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.