é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Equipes vão disputar troféu “Mãe Stella de Oxossi”

Notícia
Historico
Publicada em 5 de abril de 2005 às 01:22 por Da Redação

Neste domingo a dupla BA-Vi entra em campo para começar a decidir o Estadual e batalhar pela taça de campeão. Em 2004, foram escolhidos artistas ligados ao Carnaval, casos de Carlos Pita, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Bell Marques, Ricardo Chaves, Waltinho Queiroz, Moraes Moreira, Cid Guerreiro, Luiz Caldas, Armandinho, Durval Lélis e Paulinho Boca de Cantor.

Para este ano, a relação das personalidades que serão homenageadas nas treze competições promovidas pela entidade em 2005 foi anunciada no dia 25 de fevereiro pela FBF, que “escolheu figuras populares, carismáticas e bem conhecidas na Bahia”. Confira a lista oficial:

Foto: FBFTroféu Mãe Stella de Oxossi – Campeão da 1ª Divisão
Maria Stella de Azevedo Santos, ou Mãe Stella de Oxossi, é a quinta ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Aos 80 anos, torcedora do Vitória, ela está à frente de um dos três mais tradicionais terreiros de candomblé da Bahia, ao lado da Casa Branca e do Gantois.

Troféu Rosicleide Aquino – Campeão de Juniores
Rosicleide Aquino é a torcedora-símbolo, a mais popular, do Esporte Clube Vitória. Ela é a encarnação do rubro-negro baiano com o seu rosto sempre pintado, o uniforme do clube e carregando nas mãos a escultura em gesso de um leão.

Troféu Chico Moreira – Campeão da Copa da Bahia
O carpinteiro português José Moreira da Silva fundou, em 1938, o popular restaurante Porto do Moreira, hoje tocado pelos seus filhos, o rubro-negro Antonio e o tricolor Chico. Sempre que Antonio vacila, Chico dá no pé e vai ver o seu Bahia jogar na Fonte Nova.

Troféu João Guimarães – Campeão do Interior
Durante décadas ele foi um dos mais ativos e populares dirigentes de clube na Bahia. Com o seu Leônico – Campeão em 1966 – João Guimarães agitava a massa. O clube não era dos maiores, mas a sua voz se agigantava em defesa do “Moleque Travesso”.

Troféu Fátima da Fiel – Campeão da 2ª Divisão
Maria de Fátima dos Santos é a presidente da Torcida Organizada Fiel Tricolor. Fátima da Fiel, como é conhecida, é figurinha carimbada na Fonte Nova, representando a força da mulher no povão que torce apaixonadamente pelo Esporte Clube Bahia.

Troféu Dr. Elsimar Coutinho – Campeão Intermunicipal
Elsimar Metzker Coutinho nasceu em 18 de maio de 1930, em Pojuca. Torcedor fervoroso do Bahia, é uma das mais respeitadas autoridades mundiais em reprodução, sendo popularíssimo, principalmente, entre as baianas por causa do CEPARH – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana.

Troféu Nego Fua – Vice-Campeão Intermunicipal
Personagem mítico da boemia do Maciel e da Ladeira da Montanha, Nego Fua não esconde sua paixão futebolística: o nome do bar que tem no Pelourinho é somente “Bar Galícia”, onde exibe fotos na parede do “Demolidor de Campeões” .

Troféu Lourinho – Campeão de Juvenis
Mandingueiro, com seus galos amarrados e seus ebós, Lourival Lima dos Santos, o Lourinho, é, de longe, o torcedor mais popular da Bahia de todos os tempos. Torcedor fanático do Bahia, Lourinho é personagem indelével da história do futebol baiano.

Troféu Clarindo Silva – Campeão de Infantis
Vestido de branco há 25 anos, Clarindo Silva foi gandula na Fonte Nova e torcedor do Alvi-rubro Botafogo. Sua imagem se confunde com a do Pelourinho, onde se instalou, em 1971, a sua “Cantina da Lua”, ponto de referência dos boêmios, poetas e dos turistas.

Troféu Monsenhor Gaspar Sadock – Campeão da Taça Estado da Bahia
Fervoroso torcedor do Esporte Clube Vitória, Monsenhor Gaspar Sadock é, de longe, o mais popular religioso católico da Bahia. Suas homilias e pregações são consideradas as mais inspiradas de sua paróquia, a de Nossa Senhora da Vitória.

Troféu Riachão – Campeão do Interbairros
Clementino Rodrigues é o seu nome de batismo. Já Riachão é o sambista mais popular da Bahia, nascido na Língua da Vaca, no bairro do Garcia, em Salvador, no dia 14 de novembro de 1921. Pai de dez filhos, Riachão diz que torce pelo futebol da Bahia.

Troféu Dinha do Acarajé – Campeão Feminino
Lindinalva de Assis, a Dinha do Acarajé, é mais que uma baiana de quitutes. É ponto de referência da cidade de Salvador, com o seu tabuleiro estabelecido no Largo do Rio Vermelho. Torcedora do Bahia, ela faz de seu ofício uma arte popular.

Troféu Bule-Bule – Campeão Intermunicipal Sub-17
Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule-Bule, é o repentista mais popular da Bahia. Nascido em Ipacaetá, torcedor do Flu de Feira, é considerado um legítimo defensor das chulas do sertão, de cocos, martelos agalopados, xotes, e repentes do sertão e do Recôncavo.

Troféu Raul Souza – Campeão de Masters
O torcedor do Ypiranga Raul Souza tem 87 anos, 53 deles dedicados à Fonte Nova, onde é o porteiro do setor reservado à imprensa. Souza é conhecido como “O homem que barrou Pelé”, por não deixar o “Rei” entrar sem credencial num jogo em 1972″.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes