Exagero, otimismo exaberbado ou até mesmo ironia, o fato é que hoje se inicia mais uma tentativa do Tricolor de voltar a disputar a Taça Libertadores da América. Em três participações no passado, o clube acumulou seis triunfos, cinco empates e três derrotas, com 18 gols-pró e 15 contra. A melhor campanha no campeonato sul-americano aconteceu em 1989, quando chegou às quartas-de-final. As outras oportunidades ocorreram nos anos de 1960 e 64 – o time, entretanto, não superou a Primeira Fase.
Todo começo de Copa do Brasil é também do sonho azul, vermelho e branco de seguir os passos de equipes como Criciúma, Santo André e Paulista e conquistar a segunda competição mais importante do futebol tupiniquim. Nesta temporada, o certame será o de maior expressão a ser disputado pelo Bahia, que ganha uma chance de ouro para finalmente retomar seu espaço no cenário nacional. Mas o Esquadrão de Aço nunca conseguiu brilhar no torneio.
Desde a sua edição de estréia, em 89, o máximo que chegamos foi a dois cruzamentos da finalíssima – quatro vezes (1989, 1990, 1999 e 2002). Já ficamos de fora em três ocasiões (91, 93 e 2004), a última, graças ao vexatório 9ª lugar no Estadual de 2003. E ano passado – é bom lembrar – o Bahia só entrou pela porta dos fundos, depois da misteriosa “desistência” da Catuense. O castigo terminou sendo a inédita eliminação logo na etapa inicial, para o Grêmio, em virtude do critério dos gols marcados fora de casa.
Principais Artilheiros
14 gols Nonato (artilheiro da edição 2003, com nove gols);
12 gols Uéslei;
06 gols Róbson Luís;
05 gols Marcelo Ramos, Marcos Paulo, Márcio Griggio e Robgol;
04 gols Lima e Clébson;
03 gols Alex Oliveira
Leia também
Equipe eliminou candangos em outras duas largadas
Veja, ano a ano, as campanhas do Bahia na Copa BR
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.