O famoso grito da torcida (“Ha-ha, hu-hu, a Fonte Nova é nossa!”) realmente se justifica. Embora não seja legalmente de sua propriedade, o Octávio Mangabeira é, sim, a casa do Bahia. Senão, vejamos:
Foi jogando no maior estádio soteropolitano que construímos uma enorme vantagem sobre o arqui-rival. Para se ter idéia, o número de triunfos do time de Canabrava é menor que a quantidade de empates entre as equipes.
Porém o dado que mais chama a atenção é que, nos últimos 21 BA-Vis disputados na Fonte, o Tricolor venceu 13 partidas (inclusive as últimas três), empatou 7 e sofreu apenas uma derrota.
Esta aconteceu em 13/05/2001, quando o rubro-negro ganhou pela contagem mínima, gol de fora da área do lateral-esquerdo Leandro – hoje no Cruzeiro. Mas quem conquistou aquele título estadual fomos nós…
Além disso, o Esquadrão de Aço não perde para o Vitória-BA em Brasileiros lá há quase 13 anos: o tropeço mais “recente” ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1991.
Isso sem falar que o Bahia conta com o domínio absoluto no retrospecto do maior clássico do Norte/Nordeste. Desde 1932, quando ocorreu o primeiro duelo da história, os times já se enfrentaram 396 vezes. São 164 triunfos tricolores, 114 derrotas e 118 empates.
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.