é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Esquadrão de Aço não enfrenta adversário desde 97

Notícia
Historico
Publicada em 8 de janeiro de 2006 às 02:01 por Da Redação

A estréia tricolor no Estadual vai marcar um confronto que já não acontece há um bom tempo. Bahia e Itabuna até se enfrentaram na temporada passada, em meados de junho, porém o jogo foi válido pelo Campeonato do Interior, com o Esquadrão utilizando a sua equipe júnior para eliminar o Dragão da zona cacaueira, em pleno Luiz Viana Filho, nas semifinais da competição. Duelo pra valer mesmo não é disputado desde 1997.

Naquele ano foram realizados dois encontros, ambos vencidos pelo time da capital. Primeiro, no dia 2 de março, em gramados grapíunas, o Bahia fez 3 a 1 com dois gols do volante Lima Sergipano (um de pênalti e outro olímpico!) e um do armador Messias, driblando dois adversários nos acréscimos. Se no elenco o clube contava com um já veterano Bobô, na direção tinha Antonio Pithon como presidente, Orlando Aragão na supervisão e Ruy Accioly como vice de futebol.

O treinador era Procópio Cardoso (o mesmo do rebaixamento de 2005), diferente do que se viu na partida seguinte, já pelo segundo turno do Baianão. Quem comandou a equipe no embate do dia 16 de abril, à noite, na Fonte Nova, foi o técnico Geninho. Na ocasião, o Bahia havia acabado de conquistar o turno anterior em cima do rival, mas penou para dar um sofrido 1 a 0, gol do “Cabo” Lima, aos 37 minutos da etapa final. Ele soltou a bomba em penalidade máxima assinalada pelo árbitro Rosalvo da Silva Mota, diante de 2.295 pagantes.

Confira a escalação azul, vermelha e branca: William Andem, Odemilson, Parreira, Marcão e Giuliano (Vanderley); Lima, Eduardo (Juninho), Mantena e Carlos Alberto Dias (Messias); Valdo e Edmundo.

MOTIVO
A demora na repetição do confronto se deve ao fato de o Itabuna ter sido rebaixado naquele certame junto com Jequié e River, de Ilhéus. O azulino só conseguiu voltar à elite em 2003, quando chegou às semifinais, tendo o regulamento dos torneios de até então também se encarregado de ajudar. Regionalizado, sempre distribuiu os times em grupos diferentes.

RETROSPECTO
Segundo números disponíveis no site oficial tricolor, um amistoso em maio de 1950 inaugurou o duelo. Embora fora de casa, o Bahia aplicou 7 a 0 no oponente do Sul do Estado, que em 48 jogos, perdeu 37, empatou 10 e apenas nos derrotou uma única vez em toda a história.

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2006

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes