Sabe do Robin Hood? Aquele herói inglês que tirava dos ricos para dar aos pobres?! Pois bem, a lenda pode muito bem servir como metáfora do desempenho do Bahia no Campeonato Brasileiro da Série B 2009.
É que contra os mangangões, os times que estão lá em cima na tabela, o Esquadrão é implacável. Dos quatro primeiros colocados, venceu três e perdeu apenas para um, ou seja, aproveitamento de 75% dos pontos disputados diante dos virtuais promovidos à Série A. Dos times que estão fora da zona de acesso, o Bahia é quem tem o melhor aproveitamento contra os integrantes do chamado G4.
Sucumbiram à força tricolor o líder Atlético/GO (2 a 1), o vice Vasco (2 a 1) e o quarto colocado, Ceará (1 a 0). O Esquadrão só perdeu para o terceiro, o Guarani, mesmo assim em um jogo repleto de erros de arbitragem que o prejudicaram.
Bem contra os manda-chuvas, o Tricolor, por ironia, tem se complicado justamente com as equipes que hoje estão imediatamente abaixo dele na tabela, ou seja, do 14º ao 20º posto. Contra eles, o aproveitamento é de apenas 38%.
O Tricolor perdeu para América-RN (14º), Vila Nova-GO (16º) e Fortaleza (17º), empatou com Duque de Caxias (15º) e Juventude (18º). Só ganhou do lanterna, Campinense, e do penúltimo, ABC. Tá certo que, destes sete jogos, só dois foram em casa – ABC e Juventude. Enquanto que, contra os líderes, o Bahia só jogou fora contra o Bugre, justamente o único revés.
Para o segundo turno ficam uma lição e um alento. A lição é ter mais atenção e motivação para os jogos contra os últimos, e manter a garra e a superação demonstradas contra os líderes. O alento é de que, apesar da campanha irregular, o fato de ter superado os melhores da primeira fase mostra que o Bahia tem sim condições de dar a volta por cima e triunfar no returno. A nós, tricolores, cabe acreditar e incentivar até o fim.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.