é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Esquadrão emite nota por mudança na fórmula da B

Notícia
Historico
Publicada em 15 de fevereiro de 2005 às 21:13 por Da Redação

A nota abaixo foi divulgada na tarde nesta terça-feira (15) pela assessoria de imprensa do clube, confira:

“O Bahia quer que o Campeonato Brasileiro da Série B de 2005 seja disputado no sistema de pontos corridos e não com quadrangulares finais, como consta na tabela divulgada ontem pela CBF. É esta a posição que os representantes do clube vão defender no conselho técnico da entidade, que acontece nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, e discute o regulamento da competição.

Com a posição, o Bahia adota uma postura solidário aos clubes menores, principais defensores dos pontos corridos para 2005 e não somente em 2006, como já está previsto pela CBF.

O argumento dos pequenos é que o campeonato por fases gera um grande prejuízo financeiro, já que a maioria – seis rebaixados e oito que não obtiverem classificação – é obrigada a encerrar as atividades do ano em setembro. Sem jogar, não conseguem gerar receitas para pagar as despesas dos meses de outubro, novembro e dezembro.

FÓRMULA IDEAL
Para o Bahia, o ideal em 2005 seria pontos corridos com um quadrangular final para decidir campeão e vice, porém a fórmula não pode ser adotada. “Com pontos corridos e um quadrangular final, todos os clubes ficariam em atividade até o final da temporada e ainda teríamos uma fase final, o que aumenta consideravelmente a presença de público nos estádios, a audiência televisiva e, consequentemente, a receita. Haveriam (sic) datas suficientes para isso. Porém, infelizmente, é legalmente inviável porque não pode ser repetido em 2006”, disse o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães.

O Estatuto do Torcedor exige que o sistema das competições nacionais seja repetido por, no mínimo, dois anos. Para 2006, já está definida a Série B em turno e returno com os dois maiores pontuadores ascendendo à elite. Isso inviabiliza a repetição do sistema proposto pelo Tricolor para 2005 no ano que vem.

Pelas exigência legais, portanto, o campeonato de 2005 só pode ser igual ao do ano passado, com dois quadrangulares, ou ao do ano que vem, por pontos corridos. Entre as duas, o Tricolor prefere a segunda opção.

No conselho técnico desta quarta serão definidos também o preço dos ingressos e a divisão ou não da renda líquida entre os clubes nos jogos. Campeão absoluto de público em 2004, o Bahia quer que a renda fique integralmente com o mandante”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes