Quando alguém comenta a possibilidade de o Bahia facilitar a vida do Conquista, neste domingo, e com isso tirar o título do Vitória, sempre surge outro para advertir: Mas aí, não sendo campeão nem vice, o clube ficará de fora da próxima Copa do Brasil.
De fato, a Federação Baiana possui apenas duas vagas para o torneio nacional. Porém, dos 64 participantes da competição, dez entram por meio do chamado Ranking da CBF, disponível no site oficial da entidade. E, apesar de ser somente o 18º lugar na lista, o tricolor já está devidamente garantido no certame.
A explicação é simples.
Para herdar uma das vagas, o Bahia precisaria que pelo menos oito dos 17 que estão à sua frente entrem na Copa graças ao primeiro critério, o da classificação dos Estaduais. E isso invariavelmente vai acontecer para 2009.
Dez destas equipes já estão asseguradas por seus campeonatos locais (Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Goiás, Coritiba e Sport), para benefício inclusive do Vitória, 20º no ranking.
Os baianos, assim, sequer necessitarão esperar a definição dos cinco represenantes nacionais na Libertadores, que também ficam de fora da Copa do Brasil. O Estado, portanto, poderá contar com quatro agremiações na competição do ano que vem, caso Conquista e Itabuna vençam logo mais.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.