O presidente da FIFA, Joseph Blatter, tentará conseguir a ratificação pelo Congresso do Centenário, em maio do próximo ano, de uma proposta limitando o número de participantes em cada campeonato nacional, segundo ele mesmo anunciou nesta terça-feira.
“Eu sou favorável a uma redução para 16 equipes nos certames de todo o mundo. Discutirei isso com o comitê executivo na quinta e espero que a proposta seja aceita em Paris”, anunciou.
“Acho que mais de 16 equipes participantes em um campeonato nacional é um absurdo, principalmente pela queda das arrecadações e pelo cansaço resultante do excessivo número de jogos. O produto futebol deve se tornar mais raro para manter seu valor”, explicou o dirigente.
Blatter participa em Frankfurt de uma série de reuniões da FIFA e do comitê de organização do Copa do Mundo de 2006.
NO BRASIL…
O Brasileirão atual conta com 24 clubes. Caso a medida fosse adotada para o ano que vem, cairiam agora nada menos que Ponte Preta, Bahia, Grêmio, Fortaleza, Paysandu, Fluminense, Juventude, Vasco, Vitória-BA e Criciúma; ou seja, do 24º ao 15º (subindo Palmeiras e Botafogo).
Em 2004, de qualquer maneira, já sabe-se que a CBF regulamentou que vão descer quatro para a Série B, enquanto continuam subindo apenas dois.
IG (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.