Quando tudo parecia caminhar para a derrota do homem que anunciou a anulação de 11 partidas da Série A, eis que o conselheiro Jirair Meguerian, egípcio naturalizado brasileiro, solicitou vistas ao processo, o que significa pedir mais tempo para apreciar o caso. O fato suspende novamente a decisão sobre a possibilidade de Luiz Zveiter acumular a presidência do STJD e o cargo de desembargador de Justiça do Rio de Janeiro, o que seria proibido pela Constituição de acordo com denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil.
Até aquele momento, o placar do julgamento no Conselho Nacional de Justiça, realizado nesta terça-feira, em Brasília, acenava para três votos favoráveis à incompatibilidade das funções. Nos bastidores, especula-se que o placar final deverá ser 10×4 em pelo afastamento de Zveiter. A próximas sessões estão marcadas para os dias 6 e 19 de dezembro.
Enquanto isso, a dupla BA-Vi e – sobretudo – a Federação Bahiana de Futebol seguem acompanhando com atenção os acontecimentos. Isso porque ainda há uma réstia de esperança de que a CBF não use “dois pesos e duas medidas” e, assim, também acabe cancelando os jogos “contaminados” pela máfia do apito na Segundona, o que beneficiaria os clubes do Estado. O magistrado, aliás, é considerado por muitos o maior obstáculo para uma nova “virada de mesa” no país.
O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, promente não descansar: “Estamos defendendo o interesse de Bahia e Vitória e do futebol baiano em geral. Já entramos com três ações no STJD e depois que fui informado que o procurador pediria o arquivamento do processo, estamos com uma representação pedindo que o caso seja julgado pelo Tribunal Pleno. Se a decisão for idêntica, ainda podemos apelar a outros órgãos, inclusive ao Ministério Público”.
Segundo ele, o julgamento no CNJ interessa bastante porque se Zveiter for afastado fica mais fácil para o seu protesto ser apreciado, além de vários auditores já terem declarado que são favoráveis à anulação dos jogos da Série B. Como isso não pode mais ocorrer (haja vista que o certame já se encerrou), a melhor saída, então, seria não haver rebaixamento este ano.
Leia também
Julgamento adiado de Zveiter desagrada Esquadrão
Procurador do STJD rejeita protestos da Federação
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.