O confronto desta quarta-feira no estádio da Ressacada, em Florianópolis, não pode ser chamado de um clássico do Campeonato Brasileiro. Afinal, desde a primeira edição do torneio, em 1959, Bahia e Avaí se encontraram apenas uma vez pela Série A, em 1974. Por coincidência, o jogo também ocorreu no mando de campo avaiano e terminou com o triunfo do Esquadrão de Aço por 2 a 0, gols de Picolé e Piolho aos 30 e 33 minutos do segundo tempo. O Tricolor na época contava ainda com nomes como Roberto Rebouças, Tirso, Romero, Peri, entre outros.
Antes desta partida, o Bahia e o Leão catarinense disputaram dois amistosos em 1961, com o Esquadrão saindo vencedor nas duas oportunidades, ambas lá (4 a 2 e 3 a 1).
Se na elite a história só tem um capítulo, na Série B a coisa muda de figura. Desde o segundo ano do Bahia na segunda divisão do Brasileiro, em 1999, eles tiveram seus caminhos cruzados.
No ano em que Uéslei foi o maior artilheiro em atividade no país, houve três confrontos. Na primeira fase, empate em 3 a 3 em Santa Catarina. Os dois duelos seguintes aconteceram na segunda fase do campeonato e o Bahia venceu por 2 a 1 na Ressacada e 3 a 1 na Fonte Nova, eliminando o terceiro jogo dos playoffs e se classificando para o quadrangular final.
Novos confrontos entre manezinhos e baianos somente em 2004. E foram nada menos que cinco jogos. Pela primeira fase da segundona, triunfo avaiano por 1 a 0. No quadrangular da segunda fase, mais dois jogos: triunfo tricolor na Fonte por 1 a 0 e empate sem gols no jogo da volta, classificando os dois para o fatídico quadrangular final, onde o Bahia apenas empatou em casa e foi novamente derrotado no campo adversário, agora por 2 a 0.
Em 2005, um já desunido Bahia viu o Avaí surfar em pleno gramado da Fonte Nova e enfiar dolorosos 3 a 0 na meta defendida por Emerson. Foi a quarta derrota seguida do Esquadrão no certame, que resultaria no rebaixamento à terceira divisão na temporada seguinte.
Ao retornar para a Série B, em 2008, o Bahia reencontrou o Avaí em dois jogos. Triunfo de 2 a 1 em casa e uma encharcada derrota por 4 a 1 em domínios catarinenses. Enquanto o Bahia agradeceu aos céus sua permanência na Série B, o Avaí conseguiu sua sonhada promoção à elite do futebol brasileiro depois de diversos anos orbitando entre a segunda e terceira divisões.
Resumo da ópera: 7 triunfos tricolores, 3 empates e 4 derrotas (19 gols pró e 17 contra).
Leia Também
Equipe é definida sem surpresas para jogo no Sul
Tricolor finalmente vence em casa
Tricolor supera retranca, vence e dispara
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.