De Nelson Barros Neto, para a Folha de São Paulo:
“Terceiro estádio que ficaria pronto para a Copa do Mundo-2014, a Fonte Nova teve a sua inauguração suspensa pelo governo da Bahia. A data [29 de março] já vinha sendo divulgada há mais de um ano e coincidiria com o aniversário de Salvador.
Nos últimos dias, porém, o governador Jaques Wagner (PT) passou a rediscutir o dia, que também cairia na Sexta-Feira da Paixão, o mesmo da morte de Jesus Cristo.
Além da questão religiosa, o feriado prolongado da Semana Santa causou o receio de esvaziamento do evento, inclusive em relação a políticos como a presidente Dilma Rousseff, que eventualmente aproveitariam para viajar. A Folha apurou que a situação só foi percebida recentemente no Palácio de Ondina.
O governo nega que o motivo da mudança seja por qualquer situação de atraso das obras, cuja conclusão está prevista para esta quinta (28) -mas ainda sem toda a parte operacional da arena.
Ainda não há a definição da nova data da inauguração. A pouco mais de três meses da Copa das Confederações, evento teste para o Mundial, somente o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, já foram abertos.
“O calendário [da Fonte Nova] será anunciado em breve”, limita-se a dizer o secretário da Copa no Estado, Ney Campello. O setor de comunicação do governo trabalha para não criar ruídos sobre o assunto nem prejudicar a imagem da praça esportiva.
O consórcio formado pelas empresas OAS e Odebrecht, responsável pela reconstrução do estádio, diz que tanto a escolha de 29 de março quanto o adiamento foram decisões de Wagner.
Nos bastidores, enquanto gente envolvida com a arena diz já ser certa a alteração, interlocutores do governador afirmam ainda existir uma pequena chance de a data ser mantida, “após consultas com setores da população”.
Outra ala do governo tenta colocar a inauguração para dois dias depois (31), no domingo de Páscoa, empurrando aquele que seria o primeiro jogo do estádio, entre Bahia e Vitória, pelo Campeonato Baiano, para uma nova data.
Com isso, ainda se ganharia tempo para o gramado ficar em melhor condição.
Por outro lado, a Federação Baiana de Futebol, organizadora do torneio, informa que o clássico não terá nova data. No máximo, ele ganharia um novo palco: em vez da Fonte Nova, o estádio do Pituaçu, também na cidade.
As aberturas dos estádios de Brasília, Recife e Rio (os outros três da Copa das Confederações) são aguardadas para abril.”
Leia Também
Brown e Saulo estarão na inauguração da Fonte Nova
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.