Salvador é famosa pelo verão e pelas altas temperaturas, mas o atual período é marcado por muitas chuvas e leve queda nos termômetros, além de menor incidência de raios solares. Por isso, a proximidade do inverno faz com que a Itaipava Arena Fonte Nova já comece a preparar o gramado para as mudanças sutis, mas importantes, que o inverno traz. Atualmente, a grama utilizada é do tipo Bermuda Celebration, mas como esta espécie requer mais de 10 horas de sol por dia, a Arena vai sobrepor todo o gramado com o plantio da Ryegrass ou grama de inverno, bastante utilizada nos estádios europeus.
Cerca de 600 quilos de semente de Ryegrass serão plantados no gramado esta semana. O plantio do Ryegrass é antecedido por ações de preparação do gramado, como aplicação hormonal, descompactação do solo e rebaixamento da altura do corte (em torno dos 20 22mm). Além disso, 30 toneladas de areia serão aplicadas no topdressing, processo que faz pequenos furos no campo com auxílio de uma máquina, visando atuar na macroporosidade do campo para prevenir o acúmulo de água da chuva, completa Ricardo Novelino, engenheiro agrônomo da Itaipara Arena Fonte Nova.
A previsão é de que o gramado já volte a ficar pronto para uso alguns dias antes da disputa entre Bahia x Luverdense, válida pela série B do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de junho. Nessa fase, é utilizado em todo o gramado o sistema SubAir (sistema de drenagem a vácuo) que insufla ar no sistema radicular da grama, equilibrando a temperatura do solo.
Somente em 2015, a Itaipava Arena Fonte Nova já recebeu 16 partidas, sendo 06 pela Copa do Nordeste, 05 pelo Campeonato Baiano, 02 pela Série B do Brasileiro, 02 pela Copa do Brasil, além do amistoso entre Bahia e Shaktar.
ASCOM Itaipava Arena Fonte Nova
Leia Também
Gamalho treina como titular e KGB pode voltar
Ávine diz estar 100% e revela briga por posição
CBF altera horário do jogo contra o Luverdense
Clubes da Copa do Nordeste de 2016 estão definidos
Time se reapresenta visando o Sampaio
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.