Seguindo os passos da Primeira Divisão, a Série B do Campeonato Brasileiro pode ser disputada por pontos corridos já este ano. O presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), Peter Silva, entrou ontem com um pedido junto à CBF para que a fórmula de disputa da competição seja alterada.
O pedido de mudança foi um decisão conjunta de todos os clubes participantes da Segundona que integram a FBA. Os presidentes Marcelo Guimarães, do Bahia, Paulo Carneiro, do Vitória, e Ednaldo Rodrigues, da FBF, participaram da reunião através de vídeoconferência, da sede da Federação Baiana de Futebol.
Os representantes baianos têm posições diferentes quanto ao modelo que deve ser adotado. Enquanto o Vitória apóia a disputa por pontos corridos, o Bahia queria uma primeira fase por pontos corridos, seguida de um quadrangular decisivo. O Tricolor acabou sendo voto vencido na reunião.
O principal argumento dos defensores do sistema é que, com o antigo regulamento, os times eliminados na fase classificatória ficariam inativos a partir de setembro, o que traria prejuízos financeiros a essas equipes. A FBA informou que isenta a CBF e assume toda a responsabilidade em arcar com as despesas de hospedagem, alimentação e transporte dos clubes na disputa.
A Série A adota a fórmula de pontos corridos desde 2003. No entanto, a Segunda Divisão manteve o regulamento com um turno único para a primeira fase e dois quadrangulares para a definição dos times que sobem à série principal em razão dos custos. A tabela foi anunciada no dia 14 de fevereiro ainda com a fórmula antiga, mas a FBA considera que pode fazer a mudança por estar respeitando o prazo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor.
Tribuna da Bahia (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.