Vinte e oito de junho de 2003. Este dia entrou definitivamente na história do Bahia – só que pela porta dos fundos. Foi uma vergonha.
Há cerca de quatro meses, essa era a manchete que estampávamos:
Esquadrão de Aço é humilhado por Santos “B”
“Mesmo atuando com os reservas, o Santos humilhou o time principal do Bahia: 4 a 0. Um resultado injusto, pois os anfitriões mereciam um placar ainda mais dilatado…“
Naquela ocasião, o técnico do Peixe, Émerson Leão, resolveu preservar seus titulares de olho na final da Libertadores da América, dias depois, contra os argentinos do Boca Juniors. Astros como Diego e Robinho sequer foram relacionados para o banco.
Ainda sem acreditar na goleada sofrida pelo Tricolor, o goleiro Emerson (apontado como o único que teve uma atuação destacada na partida) saiu inconformado de campo: “Parece que nós é que fomos o time reserva”, lamentou
E resumiu a frustração do grupo: Foi o nosso pior jogo no Campeonato Brasileiro e os pontos mais fáceis que o Santos ganhou.
O técnico Evaristo de Macedo entrou mudo e saiu calado da Vila Belmiro. Envergonhado, ele evitou os microfones e recusou-se a dar entrevistas ao final do embate. “É difícil explicar uma derrota dessas. Por isso, o melhor é falar pouco para não falar besteira”, disse.
Os próprios jogadores também não souberam explicar o que houve, criticando bastante o desempenho da equipe nesta que foi a 15ª rodada do Nacional.
FICHA TÉCNICA
Santos 4×0 Bahia
28/06, 16h00
Local – Vila Belmiro, Santos-SP
Bahia – Emerson, Fabiano, Marcelo Souza, Luiz Fernando e Lino; Neto, Otacílio, Jair e Danilo (Chiquinho); Marcelo Nicácio (Gilberto) e Nonato. Técnico: Evaristo de Macedo
Santos – Júlio Sérgio; Reginaldo Araújo, André Luiz, Pereira (Preto) e Rubens Cardoso; Alexandre, Daniel, Wellington (Fabiano) e Jerri; Douglas e William (Nenê). Técnico: Émerson Leão
Gols – Douglas (14min do 1º tempo), William (16 do 1º), Jerri (45 do 1º) e Fabiano (29 do 2º)
Renda – R$ 31.618,00
Público – 2.684 pagantes
Leia também: Time não perde para o Peixe na Fonte desde 1992
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.