Definido na última quinta-feira pela CBF, o árbitro que vai comandar o próximo jogo do Bahia, quarta, contra o Avaí, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro, já ajudou o adversário no mesmo estádio da Ressacada, há pouco mais de dois meses, em 20 de abril de 2011.
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), 32 anos, teve papel fundamental na classificação do Avaí às quartas de final da última Copa do Brasil, em partida diante do Botafogo, também em Santa Catarina. Aos 42min do segundo tempo, ele marcou pênalti inexistente para os donos da casa e tirou a vaga do alvinegro carioca. O volante Fahel, hoje no Esquadrão de Aço, estava em campo –camisa 3– e foi um dos que mais se revoltou. Veja o lance (a partir de 1min de vídeo):
Ao final do confronto, os botafoguenses, inconformados, chegaram a partir para a briga. A diretoria do clube terminou divulgando uma nota oficial sobre o assunto (leia aqui).
Enquanto o diário Lance! cravou na sua edição do dia seguinte “Fogão é garfado”, o site Globoesporte.com chamou o placar de polêmico e fruto de uma penalidade máxima “inexistente”. Um torcedor do Bota chegou a colocar um vídeo só com reclamações sobre o juiz no YouTube:
Ricardo Ribeiro, cuja última atuação frente ao Bahia aconteceu no empate em 3 a 3 com o América-RN, pela Série B de 2009, em Pituaçu, quando os potiguares chegaram à igualdade graças a um pênalti aos 39min do 2º tempo, também é marcado por outros erros na carreira.
Já no atual Brasileirão-2011, o mineiro errou para ambos os lados no triunfo do Corinthians sobre o Coritiba, em São Paulo, pela segunda rodada do torneio.
Na decisão da segunda fase do Campeonato Alagoano, em abril, ele ignorou uma penalidade do goleiro do ASA em cima do jogador do Coruripe. O ASA ganhou por 1 a 0, mas o Coruripe venceu nos pênaltis por 6 a 5. Confira o lance aos 23 segundos do vídeo:
Em 2008, Ribeiro acabou sendo afastado pela Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), logo na primeira rodada do Brasileiro, depois de falhar durante o jogo Coritiba 2×0 Palmeiras. A justificativa foi a falta de ações disciplinares ao longo de toda a partida.
Seus assistentes no Sul serão Guilherme Dias Camilo (MG) e Gilson Bento Coutinho (PR).
Leia Também
Avaí possui quatro desfalques para enfrentar Bahia
Catarinenses ainda não venceram neste Brasileirão
CBF põe juiz “polêmico” pra jogo com o Corinthians
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.