O zagueiro Bolívar terá outra preocupação às vésperas do Gre-Nal que marcará a última rodada do Campeonato Brasileiro. A forte entrada do jogador colorado no lateral Dodô, do Bahia, no duelo entre as duas equipes no Beira-Rio, estará na pauta de julgamentos da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão que acontece nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, a partir das 18h.
O jogador responderá a denúncia de jogada violenta, como prevê o artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena para este tipo de conduta varia de um a seis jogos de suspensão. Mas o caso pode ficar bem mais grave para Bolívar, já que o lance resultou numa cirurgia do adversário, que deve ficar seis meses longe dos gramados.
O parágrafo terceiro do artigo 254 do CBJD diz que, na hipótese de o atingido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em consequência de jogada violenta grave, o infrator poderá continuar suspenso até que o atingido esteja apto a retornar ao treinamento, respeitado o prazo máximo de 180 dias.
O árbitro Paulo César de Oliveira aplicou apenas um cartão amarelo ao zagueiro Bolívar na jogada. Essa marcação deverá ser usada pelo departamento jurídico do Internacional, que deve sustentar a tese de que a decisão do árbitro em campo não pode ser modificada pelo tribunal. O jogador colorado deve marcar presença no STJD, no Rio de Janeiro, para prestar depoimento.
E por falar no árbitro, Paulo César de Oliveira também será julgado no STD. Ele responderá ao artigo 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição) do CBJD, no qual a pena varia de 30 a 180 dias, além de multa de até R$ 1 mil. E ainda pode ser punido no artigo 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado) do CBJD, em que a suspensão é de 30 a 360, além de nova multa de até R$ 1 mil.
Leia Também
Bolívar diz que falará com Dodô e refuta suspensão
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.