Até hoje alguns torcedores gritam na Fonte Nova pela entrada do jovem atacante Kena. Formando nas categorias inferiores do Bahia, o jogador, que ganhou certo destaque em 2001 (sempre entrando bem durante as partidas), passou o ano passado encostado no clube.
O problema foi que ele não conseguia repetir as boas atuações de outrora, o que resultou em seu afastamento do elenco de profissionais. Dizia-se que o atleta havia sido despromovido aos juniores, mas Kena acabou mesmo sendo emprestado.
Atualmente o atacante (que chegou a atuar na ala-esquerda tricolor) de 18 anos está no Caxias-RS, o arqui-rival do Juventude. Quem também está na equipe da Serra Gaúcha é o experiente meia Janílson, que passou pelo Fazendão durante o 2º semestre de 2002.
Aproveitando o “clima” Por Onde Anda?, fizemos um rápido levantamendo dos jogadores que defenderam o Esquadrão de Aço nas últimas temporadas, de 2000 para cá. Confira:
LATERAIS
Mantena (D) – Defendeu o Bahia praticamente de 1998 a 2002. Dispensado no final do ano passado, jogou na Inter de Limeira-SP no começo de 2003 e agora é o dono da camisa 2 da Ponte Preta.
Eto (D) – Chegou como revelação do Flu de Feira para a disputa do último Brasileirão, deixou o Tricolor no final de 2002 e está desde o início do ano na reserva do Criciúma.
Marcos Paulo (E) – Teve uma curtíssima passagem por aqui nos primeiros meses de 2003 e se transferiu para o Fortaleza.
Filipe Alvim (D) – Defendeu o Bahia ao longo do Nacional de 2000 e atualmente encontra-se no Juventude. Detalhe: ano passado atuava na lateral-esquerda e agora é nada menos que o zagueiro do alviverde gaúcho.
Japinha (D) – Passou pelo clube no 1º semestre de 2001 e hoje está no Avaí-SC.
Daniel (D) – Começou a encantar a Nação Tricolor no final de 2001, brilhou durante todo o ano de 2002 e, no começo de 2003, acabou negociado junto ao Sevilha-ESP.
ZAGUEIROS
Sérgio – Passou meio que despercebido por aqui, atuando em poucas partidas em 2000, e agora é reserva do Paysandu.
Maurício – Defendeu o Bahia na temporada 2000-01 e atualmente joga no Juventude.
Jean Elias – Famoso pela força de seu chute, esteve no Fazendão de 2001 até o 1º semestre de 2002. Depois foi para o América-MG, onde ainda se encontra.
VOLANTES
Reginaldo Nascimento – Incansável na marcação, atuou no Tricolor ao longo de todo o ano 2000. Terminado seu contrato, voltou ao Coritiba, time o qual permanece até hoje.
Claiton – Defendeu o Bahia no 1º semestre de 2001 e agora é titular do Internacional.
Marcelo Silva – Também teve uma passagem meteórica no início da temporada. Terminou se transferindo para o Atlético-MG e, por sinal, participou da partida de sábado passado.
Fabrício Carvalho – Polivalente, jogava de meia-ofensivo e até na lateral, tudo isso no 2º semestre de 2000. Atualmente está no Joinville-SC.
MEIAS
Capixaba – Defendeu o Tricolor de 99 a 2002, quando seguiu para o São Caetano, onde tem se destacado.
Jorge Wágner – Oriundo das Divisões de Base do Bahia, esteve no Fazendão de 96 a 2000, ano em que conquistou de vez a torcida. No entanto, foi vendido ao Cruzeiro e, após algumas temporadas irregulares, agora é ídolo no Corinthians.
Fábio Costa – Também formado nas categorias inferiores do clube, jogou aqui até 2001. Após rodar por clubes como Remo-PA e Mamoré-MG, está no momento emprestado ao Brasiliense-DF.
Alex Oliveira – Fez ótimos jogos pelo clube em 2001 e hoje encontra-se no Fluminense.
Gil Baiano – Veio como o principal reforço para o Brasileirão do ano passado, mas decepcionou. Vai disputar a Série B pelo Marília-SP.
ATACANTES
Alex Alves – Defendeu o Esquadrão de Aço no 2º semestre de 2001 e foi para a Portuguesa de Desportos, onde permanece até hoje.
Sérgio Alves – Artilheiro do Nordestão 2002, deixou o Bahia em direção ao Guarani. Lá, marcou 12 tentos no Nacional e no começo deste ano seguiu para o rival – a Ponte Preta – como a maior contratação daquele time. Tem ido bem; inclusive, fez 3 gols no último domingo, no empate de 4 a 4 com o Paysandu.
Robson – Outro que balançou as redes nesta partida, Robgol atuou no Tricolor em 2001 e 2002 e agora é um dos destaques do Papão.
A “seção nostalgia” não pára. Fomos ainda mais fundo no Túnel do Tempo… – em parênteses o(s) ano(s) em que o atleta esteve por aqui
Na atual Primeira Divisão também figuram: o atacante Zinho (97), considerado o “talismã” do Figueirense; o centroavante Marcelo Ramos (91-94), que é reserva do líder Cruzeiro; o “faz-tudo” Fábio Baiano (98), titular do Flamengo; o zagueiro Fabão (96-98 e 99), que tem feito até uns gols de falta no Goiás; o atacante Dimba (99), artilheiro absoluto do alviverde goiano; o goleiro Jean (92-93,94-96 e 98), dono da camisa 1 do Guarani; o meia Marquinhos (98), principal armador do Bugre; o fraco meia Dauri (99), hoje no Paraná Clube; o zagueiro Jorginho (90-93), irmão de Júnior Baiano, que sempre aparece bem nas jogadas aéreas do Paysandu; além do centroavante Vandick (91-93), 38 anos, também do Papão.
Quem se encontra na Série B é o veteraníssimo João Paulo (97), meia/atacante, e que atualmente defende o União São João-SP.
Por outro lado, todos eles – os laterais Adeildo e Arlindo Maracanã, os zagueiros Selmo Lima e Maurício, os volantes Bebeto Campos, Léo Callegari e Pingo, o meia Alan, e os atacantes Dudu e Ney Fabiano – jogaram no Bahia durante o 2º semestre de 2002 e aparentemente estão sem clube. Também gostaríamos de saber os atuais clubes do lateral-esquerdo Calisto e do meia Geraldo no exterior.
Se você sabe alguma informação sobre o paradeiro de um jogador que não consta na lista, mande um e-mail para [email protected].
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.