“Não há critério. Não há lógica. Não há motivo objetivo algum para se fazer um ranking como esse. Como pode um dos piores times da Série C ganhar mais pontos do que o 21º colocado da Séria A? É um absurdo, uma bagunça”.
As palavras do presidente Marcelo Guimarães mostram o quanto o dirigente está irritado com a divulgação do ranking da Confederação Brasileira de Futebol, que deixou o Tricolor em 16º lugar, portanto, fora da Copa do Brasil 2004.
E o cartola realmente tem razão quando reclama da falta de critério do ranking da CBF. A entidade atribui 60 pontos para o campeão da Primeira Divisão, 40 para o campeão da Segunda e 20 para o da Terceira.
Os demais participantes recebem um ponto a menos por colocação obtida, ou seja, o segundo lugar da Série A ganha 59, o terceiro 58, e assim por diante. O problema é que a partir do 21º colocado de todas as divisões, os clubes só ganham um bônus de participação, com quatro pontos para a Série A, dois para a B e um para a C.
Confira a convenção de pontos que define a posição das equipes no Ranking da CBF; clique AQUI. Para ler mais sobre o assunto; clique AQUI.
GE.net (Adaptado)
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.