é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Maior seqüência de triunfos ocorreu em 86. Veja!

Notícia
Historico
Publicada em 4 de junho de 2004 às 15:50 por Da Redação

Impulsionado pelos últimos resultados do time no Nacional, o ecbahia.com.br resolveu fazer um levantamento sobre as maiores seqüências de triunfos conseguidas pelo Tricolor na história do Campeonato Brasileiro. Desde a primeira edição, em 1971, e diferente do que muitos podem pensar, a mais longa não foi obtida na campanha do título de 88, mas dois anos antes.

Na temporada em que Bobô, Charles e Cia., sob a batuta de Evaristo de Macedo, conquistaram o país, o máximo que aquela equipe alcançou foram três vitórias seguidas: em outubro, venceram Atlético-PR (2 a 0, casa), São Paulo (2 a 0, fora) e Palmeiras (1 a 0, casa). Marca idêntica à de vários outros certames, como o de 2001 e até o atual (claro, pela Série B).

Já os numeros de 86 são bem mais expressivos. Comandado pelo “Titio” Orlando Fantoni, o Bahia, que já havia se sagrado campeão estadual por um turno de antecipação, derrotou, um atrás do outro, nada menos que sete adversários. Da primeira à sétima rodada, bateu Rio Branco-ES, Vasco da Gama, Piauí, Tuna Luso-PA, Santos, Operário-MT e Náutico. Resultado: terminou o Nacional, que contava com o absurdo de 80 clubes, na 5ª posição. Sandro, Cláudio Adão e Bobô foram os destaques.

As outras vezes em que o Esquadrão de Aço ultrapassou a barreira dos três triunfos consecutivos ocorreram nas edições de 1976, 77 e 91. Na primeira, cinco; nas demais, quatro. Aproveitando a deixa, vale lembrar que de março até maio de 2001, o Tricolor – novamente com “Mestre Evaristo” no banco – acumulou uma seqüência de 12 resultados positivos.

Foram 10 duelos válidos pelo extinto Campeonato do Nordeste e dois pela Copa do Brasil (no confronto com o Santos). A inesquecível série daquele time-base formado por Emerson, Japinha, Jean Elias, Jean Witte e Jefferson; Bebeto Campos, Preto, Capixaba e Alex Oliveira; Robgol e Nonato começou com uma goleada de 4 a 1 sobre o Vitória-BA e se encerrou na decisão do Nordestão, numa Fonte Nova lotada: 3 a 1 em cima do Sport.

Leia também: Esquadrão alcança recorde obtido na Segundona-99

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes