Apesar da fase irregular do time, a Nação Tricolor deu uma prova e tanto de confiança no trabalho do técnico Alexandre Gallo. Em enquete promovida pelo ecbahia.com, quase 63% dos torcedores que votaram querem a permanência do técnico independente do desfecho do Baianão, domingo que vem.
A justificativa é a aposta no planejamento a longo prazo. Realmente, Gallo tem crédito. Pegou um elenco destroçado, com apenas sete jogadores profissionais, e indicou a contratação de bons nomes, como Marcelo, Nen, Rubens Cardoso, Patrício, Leandro, Elton e Beto. A espinha dorçal de um competitivo time titular, que não é perfeito, claro, e isso ficou evidente na derrota no BA-vi de domingo. Méritos para o treinador também por ter definido um padrão tático para o Tricolor.
O problema é que o time não tem peças de reposição e carece de bons nomes em posições cruciais. O Bahia ainda precisa de um matador “inquestionável”, que pode ser Joãozinho, de um zagueiro mais confiável que Evaldo e de um clássico camisa 10, para arrumar o meio-campo.
A maior deficiência do treinador até o momento está no quesito substituições. Notadamente, o time não rende quando Gallo resolve mexer. Mas a culpa não é só dele, convenhamos, já que o banco de reservas é frágil.
Foi justamente neste aspecto, substituições, que quem votou contra Gallo na enquete se apegou – 37% querem a saída dele por não aguentarem mais suas “invenções”.
O técnico também é questionado por ter poupado os titulares na reta final da primeira fase do Baiano, o que custou a perda do primeiro posto e da vantagem nas finais para o Vitória. Na opinião deste humilde redator, porém, Gallo agiu corretamente. Diante da fragilidade do elenco, da intensa maratona de jogos que o Bahia enfrentou na época e da eminência da decisão de uma vaga na Copa do Brasil, não havia outra alternativa.
Gallo foi ousado. Priorizou a competição nacional, de maior relevância, por qualificar para a Libertadores, além de ser uma conquista inédita na história do clube. Infelizmente, apesar de ter sido superior na média dos dois jogos, o Bahia acabou eliminado pelo Coritiba. Coisas do futebol.
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.