O presidente do Esquadrão, Marcelo Guimarães Filho, que na véspera esteve na rádio Tudo FM, na noite desta terça-feira foi à Metrópole FM e conversou sobre uma série de assuntos de interesse da Nação Tricolor. Durante o papo, de quase uma hora, ele chegou a revelar de maneira inédia o valor da venda do meia Maranhão ao México, na virada do ano, e que sugeriu Dunga para o lugar de Joel, enquanto o gestor de futebol Paulo Angioni citou Falcão. Confira:
TV BAHÊA
A TV Bahêa foi retirada do ar porque nós estamos reformulando o projeto. Nós bancávamos a TV, mas a formatação dela não estava gerando receita suficiente. Tiramos do ar e estamos formatando novamente.
ECBAHIA.COM
Não tenho muito tempo para ler todos os sites, mas óbvio que vejo. É um site independente, às vezes critica mais do que o necessário, passa do limite, mas não dá para classificar como oposição, não. Às vezes, a paixão cega. Eles fazem o trabalho deles e a gente vai levando.
MUSEU
“No CT novo temos um espaço novo para montar nosso museu e estamos negociando ainda com a Arena Fonte Nova para também ter um espaço. Tem alguns conselheiros que já nos procuraram para levar à frente isso. Já colocamos para a Arena Fonte nova que queremos ter um espaço tanto para o museu quanto para uma loja que tenha produtos do Bahia. Mas não dá para garantir ainda, porque esse processo de negociação está acontecendo agora. Tem tudo a ver que exista um museu com o Bahia, que é o maior publico do Norte-Nordeste”.
TRANSCONS
“É verdade. Eu costumo não dar mais prazo para o nosso torcedor, porque não depende apenas do Bahia. Acredito que a gente realmente, desta vez, está chegando ao final desse processo. Agora o processo encontra-se no Ministério Público, que pediu para ter vistas. Estamos muito próximos da devolução para assinatura da prefeitura. Estou muito otimista que ainda esse ano a gente possa contar com esses recursos”.
CONTRATAÇÕES
Nós não vamos contratar. A não se que suja alguma oportunidade, algum jogador promissor. Mas não estamos buscando para contratar. O Bahia é um clube de primeira divisão e está no mercado. Estou satisfeito com o elenco e ainda há tempo para os jogadores renderem. Acredito que Zé Roberto ainda vai render, o próprio Morais ainda vai render. O Magno também vem crescendo de produção. O boliviano está na Bolívia vendo seu visto de trabalho e acredito que até o final da semana ele consiga e venha de vez para regularizarmos de vez a situação. No Brasileiro, reavaliaremos o elenco e, como ele é muito difícil, é possível que precisemos contratar.
CONSELHO DELIBERATIVO
Houve uma mudança anterior a essa eleição do conselho. 51 deles saíram por conta do que consta em dois artigos do estatuto. Diz que se o Conselho não cumprir com esses artigos, sairiam. Essas pessoas, que saíram da lista, fizeram parte da chapa em 2009, e agora em 2012, precisávamos montar uma chapa nova e essas pessoas, como estavam fazendo oposição, não incluímos na nossa chapa e, portanto, não foram eleitos. Se porventura estivessem vencidos, fariam parte, sim. Sobre a reaproximação com o conselheiro Paulo Maracajá, é verdade. No final do ano nos aproximamos. Ele foi solidário à minha eleição, já falei com ele outras vezes depois disso. Na festa dos 80 anos, também tive a presença de Antonio Pithon. De qualquer forma, quem decidirá o futuro do clube será somente eu. Nos aproximamos e tem pessoas no conselho que são próximos a ele. O Conselho não é gestor. É de aconselhamento. Qualquer um que queira se aproximar, ligar, dar conselhos, vou ouvir a todos. Mas a decisão será conforme a minha consciência. Se acertar, todos acertamos. Mas, se errar, quem leva a culpa é o presidente.
CONTAS E MARANHÃO
Daqui a 20 dias convocaremos o Conselho Deliberativo para prestar contas de 2011. Depois, convocaremos os sócios e prestaremos contas a eles. Por 1,200 milhão de dólares (cerca de R$ 2,2 mi) vendemos Maranhão. Recebemos a primeira parcela e agora vamos receber a segunda parcela, não foi de vez. Tínhamos de 70 a 80% do montante e vamos receber a parcela relativa. Inclusive a primeira parcela serviu para pagarmos salários lá atrás.
SALÁRIOS
O salário dos jogadores está atrasado um dia. Estou lutando para resolver isso o mais rápido possível, juntamente com o dos funcionários. Nos próximos 5, 6 meses não teremos mais nenhum problema de atraso, assim como foi no ano passado. O Bahia não é so pagar salário. Tem outras coisas que também são importantes. Impostos, dívidas trabalhistas e outras despesas.
CAMPEONATOS
A cada ano que passa, a gente tem melhores condições de executar o nosso planejamento e fazer um time melhor, que é o que a torcida espera. Em 2010 para 2011, tivemos boas condições de contratação, mas não foi o que esperávamos pois havia uma desconfiança. Neste ano já foi mais fácil manter e trazer novos jogadores. Ganhamos confiança. Temos obrigação, e sempre tivemos, de ganhar o Campeonato Baiano e hoje, mais do que nunca. O Bahia é favorito, sim, para ganhar o campeonato. Somos o maior vencedor de títulos baianos, estamos na Série A, vamos disputar um campeonato internacional. Mas, se vamos ganhar, é outra história. Temos que ganhar o Baiano, chegar na final da Copa do Brasil e vencer a Copa do Brasil. Fazer um mapa para ir o mais longe possível na Sul-Americana e no Brasileiro, no mínimo, ficar entre os 10 primeiros.
RENOVAÇÕES
Fiquei feliz com a permanência de Angioni. Houve convite do Palmeiras, do Grêmio, do Atlético-PR e do Flamengo, quando ele balançou, pois poderia ficar perto da família. E em relação ao nosso planejamento quero que o Magno fique conosco, sabia do seu potencial. Banquei a permanência dele aqui pois ele teve aquele problema no pé e agora está tendo a oportunidade de mostrar seu futebol. O Morais também. Queremos fazer um contrato por mais tempo, mas conversaremos com ele depois do Baiano. William Matheus também estamos trabalhando, assim como Gabriel. Apesar do longo contrato, estamos vendo novamente este contrato pois está jogando muito bem.
ORÇAMENTO 2012
Teremos um orçamento em torno de 60 milhões de reais, que será o maior em todos os tempos no clube. Em torno de 60% desse valor é salário. Ano passado gastamos na base 4 milhões e 800, muito para um clube do nosso porte. Temos a torcida mais presente nos estádios, mais fiel do Brasil, mas essa receita não é substancial. Como os outros clubes estão na melhor região do país, financeiramente falando, conseguem atrair muito mais receita do que nós aqui do Nordeste. O Palmeiras fechou com a Kia um valor de 30 milhões por ano, que é mais ou menos o que recebemos de TV. E nossos contratos de patrocínio não chegam nem perto deste valor.
ARBITRAGEM
Quero parabenizar Ednaldo (Rodrigues, presidente da FBF) pela organização do campeonato. Sei das dificuldades que ele encontra. Tenho estado com ele semanalmente e o Bahia está atento à arbitragem, confiando muito no Paim (presidente da comissão), no Ednaldo, e se sabe do trabalho de isenção da arbitragem. Essa semana teve outro pênalti para o Vitória. O Bahia também precisa ganhar com gol de pênalti, é bom. Mas o Bahia não tem medo da arbitragem. Vamos fazer de tudo para ganhar o campeonato e tenho certeza que ganhará o melhor. Estaremos atentos para que a arbitragem não prejudique nem favoreça ninguém. No geral não tem sido ruim, não.
ARENA FONTE NOVA
“Assinamos um protocolo de intenções com a Arena. Neste momento, estamos conversando sobre os valores. Como é uma negociação que acredito que seja fácil, porém complexa, pois deverá ser um contrato longo, não gostaria de dar um prazo. Espero que até o final do ano tenhamos algo mais concreto sobre isso. O fato é que temos que terminar essa negociação porque muito provavelmente o Bahia deverá jogar lá antes da Copa das Confederações, em 2013. Obviamente que se Pituaçu for mais vantajoso, jogaremos lá, mas acho muito difícil. Acredito que a Arena terá condições de pagar muito mais do que Pituaçu.”
POLÍTICA
“Estou muito feliz no Bahia, mas tenho veia política, faço parte do PMDB. Mas este ano terá uma eleição municipal e provavelmente não disputarei a não ser que haja uma convocação do partido para que eu dispute a prefeitura.”
MANSUR
“O garoto foi mal assessorado. Tem potencial. Mas não doeu porque acredito no trabalho que estamos fazendo. O Mansur saiu e William Matheus está fazendo um bom trabalho.”
SAÍDA DE JOEL E CHEGADA DE FALCÃO
“Na minha gestão vai ser difícil ele voltar. Mas continuamos amigos. No dia que terminamos nosso jantar (da saída de Joel), dois nomes sugiram logo: Dunga e Falcão. A primeira coisa que disse a Angioni foi que queria um nome novo. Não podíamos voltar atrás. Ele citou o Falcão e eu o Dunga. No primeiro contato com Falcão, senti que era realmente um bom nome. Depois tivemos mais 4 ou 5 conversas e fechamos. Na primeira conversa que tive com ele, ele me perguntou o que eu pensava e eu percebi que ele tinha muita vontade de afirmar sua posição de excelente treinador, muita vontade de vencer, muita disposição. Ele conseguiu implantar essa filosofia neste grupo, pois é um grupo que tem muitos jogadores que estão acostumados a ser campeões.”
Leia Também
Em conversa, MGF diz: “Vamos ganhar em sequência”
Com 2 meses de atraso, clube mostra Conselho; veja
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.