Uma nova e reveladora radiografia da passagem do presidente Marcelo Guimarães Filho pelo Congresso Nacional, encerrada há um mês, conforme o ecbahia.com antecipou, foi publicada pelo jornal Correio* neste sábado. Confira o texto de Jairo Costa Júnior em sua coluna de bastidores da política local, intitulada Satélite (vale lembrar que o salário de um deputado federal é de R$ 26.723,13, fora outras benesses, e equivale ao da presidente da República):
“Presidente do Bahia foi deputado baiano que mais faltou ao trabalho em 2013
O presidente do Bahia, Marcelinho Guimarães, ocupou o primeiro lugar no ranking dos deputados baianos que mais faltaram ao trabalho em Brasília em 2013, segundo balanço obtido através de dados fornecidos pela Câmara Federal de 4 de fevereiro até anteontem. Nos quatro meses em que ocupou interinamente a vaga de João Carlos Bacelar (PR), o suplente do PMDB deixou de ir a 28 das 45 votações na Casa. Em segundo lugar, está Acelino Popó Freitas (PRB), com 18 faltas. Completa o pódio Zezéu Ribeiro (PT), com 17, embora a maioria das ausências do parlamentar petista se deu por licença para tratamento de saúde, ao contrário dos outros dois. No total, dos 39 integrantes da bancada da Bahia, nove deixaram de comparecer ao batente em mais de dez sessões em dia de voto este ano. Nos casos de Jânio Natal (PRP), Erivelton Santana (PSC) e Luiz Argôlo (PP) – 15, 12 e 11 faltas, respectivamente -, a maior parte das escapadas ocorreu sem qualquer justificativa.
Abaixo da média
Em relação aos percentuais de ausência dos deputados baianos em plenário, Marcelinho Guimarães também lidera com folga o ranking semestral. O cartola tricolor foi a apenas 46% dos dias de atividade em plenário no tempo em que esteve no Câmara. Em números absolutos, 17 parlamentares da bancada do estado no Congresso faltaram ao menos uma a cada sete sessões deliberativas.”
INTERVENÇÃO
É esperada para a próxima terça, dia 9, no TJ.
Leia Também
Suspeição é julgada improcedente e Nação comemora
“Fora MGF” faz Baêa ser superado por Grêmio Osasco
MGF gasta R$ 102,4 mil dos cofres públicos em BSB
MGF agora é destaque (negativamente) na “Veja”
Presidente perde cargo de deputado federal
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.