Santiago Ramos Mingo chegou ao Bahia no dia 16 de janeiro, mas o fato de ter perdido uma parte da pré-temporada na Espanha não dificultou seu início de trajetória pelo clube. Em pouco tempo, o zagueiro argentino deslanchou como se já fizesse parte do elenco há um longo período.
Exatamente seis meses depois da sua chegada ao Esquadrão, Mingo já aparece entre os líderes do time dentro de campo – ele usou a faixa de capitão contra o América de Cali.
Além da confiança dos próprios jogadores, ele também já se tornou peça-chave para o técnico Rogério Ceni, que confia em sua condição física para jogar a maioria dos jogos da temporada como titular, mesmo quando uma parte do time é poupada.
Mingo é o jogador que mais vezes foi titular do Bahia em 2024
O time principal tricolor tem 44 jogos em 2025 e Mingo lidera o ranking dos atletas que mais vezes entraram em campo como titular, de acordo com levantamento feito pelo ge.globo.
Dos 32 jogos pelo Esquadrão, o argentino foi titular 31 vezes. Este dado mostra a confiança que o treinador tem no futebol do jogador.
Erick Pulga aparece em segundo lugar nessa lista, com 29 atuações como titular. Juba e Jean Lucas dividem o terceiro posto, com 28 partidas cada.

Mingo também tem a maior minutagem do Bahia no ano
Levando em conta apenas jogadores de linha e até o goleiro titular, Marcos Felipe, o jogador com mais minutos em campo no ano é Ramos Mingo.
O argentino de 23 anos tem 2.744 minutos de jogo na atual temporada.
A título de comparação com a sua última temporada pelo Defensa y Justícia, ele realizou 40 atuações (todas como titular) em 2024, no futebol argentino, com um total de 3.539 minutos em campo.
Chama a atenção ainda o fato de Mingo ter sido substituído somente duas vezes em todo o ano de 2024, comprovando que a resistência do defensor é mais um ponto forte.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.