De Eduardo Rocha, no Correio da Bahia desta terça-feira:
“Os incidentes provocados pelo confronto entre as torcidas Bamor e Falange Tricolor na Fonte Nova, domingo, antes e durante a partida Bahia e Fluminense de Feira, constarão em relatório elaborado pela Polícia Militar, a ser enviado a Ministério Público. O órgão ficará encarregado de tomar as providências legais. No confronto, sete torcedores ficaram feridos, um soldado sofreu corte no braço e dois carros foram atingidos por pedradas.
Duas bombas de fabricação caseira foram apreendidas com membros da Bamor. Seis representantes da organizada acabaram retidos na delegacia do menor infrator, nos Galés, e liberados mediante a presença dos pais. Um comunicado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dá conta de que sete pacientes foram atendidos no estádio e cinco deles foram removidos.
Quatro acabaram no 12º Centro de Saúde, com lesões na face e no couro cabeludo, e outro para o Hospital Geral do Estado (HGE). Este último chegou a ter crise convulsiva e passou por avaliação neurológica. Não houve óbitos. Outros dois torcedores passaram por avaliação médica, mas acabaram liberados no local. Houve provocação por parte da Bamor. Inicialmente, eles estavam no portão 14, onde aconteceu o protesto (Público Zero). Depois, se deslocaram e se reagruparam no portão 4, por onde entrava a torcida do Fluminense, inclusive, acompanhada pela PM. Foi aí que houve o confronto, resumiu o capitão Artur, responsável pelo policiamento do local no domingo.
Nem por isso membros do protesto foram responsabilizados pelos atos de vandalismo. Chefe do Comando do Policiamento da Capital, o coronel Mascarenhas não acredita na possibilidade. No primeiro jogo, não houve problemas, mesmo com o trio elétrico. Ninguém barrou a entrada de torcedores. Desta vez, houve esse confronto, mas acredito que nada tenha a ver com o movimento.
Confronto começou na internet
Confronto de idéias, troca de insultos, desafios violentos. A internet se tornou terreno fértil para torcedores mais exaltados promoveram encontros de guerra dentro e fora dos estádios. No eixo Rio-São Paulo, o Orkut é ferramenta recorrente das torcidas organizadas. Tanto que reiteradas vezes o Ministério Público tentou quebrar o sigilo do site de relacionamentos.
Na Bahia, o movimento ainda é tímido. O vaivém de insultos também é comum, mas a convivência nos estádios é quase sempre pacífica. Só não é regra. O confronto entre representantes das organizadas Bamor e Falange Tricolor só aconteceu no último domingo, mas vem se desenhando nos fotologs das duas torcidas desde o início do mês.
Depois de alguma provocação recíproca, o comentário do torcedor que se intitula Bonde 853, dia 6 de janeiro, na página destinada à torcida feirense, é a faísca que faltava para incendiar o confronto. Este ano vai ter alguma desculpa pra num virem pra capital? Ou vai ficar com medinn de vir e perder outra faixa! Se liga manés. O baraco tá mais loko do que antes!! A gente vai e volta…e vc? vem? Só quero ver as desculpas desse ano!! Se vier, que venham armado…Bamor Bonde 853.
A resposta demora, mas aparece no dia 12. TrabucoTUFT Nervoso! diz que a temporada de caça está aberta. vamos arrancar o pescoço dos tuigay e bagay, ameaça, em referência preconceituosa à Imbatíveis e à Bamor. O que poderia ficar apenas na ameaça se concretiza no domingo.
Ontem, o fotolog da Bamor teve 26 comentários até as 16h28, boa parte analisando os feitos da tarde anterior. TOB sempre. Ontem? foi só lazer, se vangloria um usuário sob o pseudônimo julycatt. Começam, então, os desafios aos Imbatíveis. Foi só lazer, concorda Danbamor. E completa: dia 11 se prepara tuigay. Coincidência ou não, dia 11 de fevereiro é a data prevista para o primeiro clássico entre Bahia e Vitória na temporada, no Barradão.
É a deixa para que a Bamor seja alvo de ambos os lados. O primeiro comentário ironiza o fato de ninguém ter morrido no domingo. Em seguida, um dito membro da Falange anuncia que psicopatas, ex-presidiários e assassinos estarão à espera em Feira de Santana. Quando vierem pro sertão aí vcs vão ver lampiões recucitado (ressuscitados)”.
Leia também
Bamor divulga nota sobre violência deste domingo
Triunfo chorado e muita confusão
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.