A matéria abaixo se encontra na edição do último sábado do Correio da Bahia (o Tricolor deverá utilizar um time reserva na competição):
Os cinco anos de elogios não bastaram para dar continuidade ao Campeonato do Nordeste. Por conflitos de interesses e de datas com a CBF, o maior sucesso de bilheteria da região passou as últimas três temporadas no ostracismo. Mas a espera chegará ao fim logo após a Copa do Mundo, quando 24 clubes de sete das nove federações vão participar do Nordestinho: o recomeço acontecerá em 30 de julho ou 6 de agosto, a depender do último acerto com a própria CBF.
Um encontro, ontem, na sede da Federação Pernambucana de Futebol ajustou detalhes de fórmula e regulamento. Como havia uma negociação anterior entre Alagoas, Bahia e Sergipe, ficou acordado que as 12 equipes destas federações estarão no módulo 1; enquanto as outras 12, repartidas por Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, pertencerão ao módulo 2. “No recomeço, até para diminuir custos, era a melhor opção”, esclarece Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF. “Após a Copa, apresentaremos ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, toda documentação para mostrar que há viabilidade do Nordestão retornar ano que vem usando as brechas do calendário”, acrescenta.
O sistema de disputa do módulo 1 é idêntico ao usado no primeiro turno do Campeonato Baiano, com os clubes divididos em dois grupos. Na primeira fase, jogos de ida e volta entre “1” x “2”, com os quatro primeiros se classificando. A partir das quartas-de-final, a eliminatória é dentro do próprio grupo. Os vencedores fazem as semifinais, quando o ganhador se credencia à final. E quem vencer o módulo 1 decide o título do Nordestinho contra o campeão do módulo 2 – a fórmula não foi definida, mas cada federação indicará três clubes, um a menos que Alagoas, Bahia e Sergipe. “É uma oportunidade de visibilidade técnica e econômica para os clubes”, opina.
Ednaldo Rodrigues acrescentou ainda que a competição pode ser usada para observar jogadores. “O Intermunicipal estará acontecendo paralelamente. Então, cabe aos clubes testarem os destaques com calma, além de observarem com mais critério atletas de outros centros”. Estão confirmados no módulo 1: Bahia, Vitória, Colo Colo, Ipitanga, Pirambu, Confiança, Sergipe, Itabaiana, Coruripe e Asa, restando duas vagas para representantes alagoanos. “Haverá um equilíbrio nos grupos. Bahia e Vitória ou Confiança e Sergipe, por exemplo, não ficarão juntos”, finaliza.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.