é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Nos últimos 10 duelos, Baêa ganhou 5 e só perdeu 1

Notícia
Historico
Publicada em 29 de junho de 2011 às 03:48 por Da Redação

Adversário desta quarta-feira do Tricolor, em Pituaçu, o Corinthians não sai vencedor do confronto pela elite do Brasileiro desde 1997. A partida, aliás teve um golaço de falta de “Cabo” Lima e foi a única em que o Bahia perdeu ao longo dos últimos dez duelos como o de hoje entre as equipes.

YouTube video

O retrospecto é completado por quatro empates e cinco triunfos do Esquadrão. O último, exatamente no mais recente encontro pela Série A, dia 30 de novembro de 2003, aconteceu no Pacaembu e de virada, graças a tentos de Didi e Preto. Relembre os times e veja os gols aqui:

BAÊA: Emerson, Paulinho (Luís Alberto), Marcelo Souza, Valdomiro e Chiquinho; Neto, Otacílio, Preto, Elias (Cícero) e Danilo (Ramos); Didi. Técnico: Edinho Nazareth.

CURINTIA: Doni, Rogério, Anderson, Marquinhos e Moreno; Fabinho, Vampeta e Renato (Robert); Jamelli (Cocito), Gil (Bobô) e Wilson. Técnico: Juninho Fonseca.

*

Ao todo, foram realizadas 35 partidas, a primeira em 1968, segundo dados do site de estatísticas esportivas Futpédia. O Tricolor ganhou 10, empatou outras 10 e acabou derrotado 15 vezes.

Na edição de 1988, a do bicampeonato azul, vermelho e branco, os 2 a 0 na Fonte Nova ficaram marcados pelo gol no último minuto do atacante Charles, que virou o “Anjo 45”, aproveitando sucesso homônimo na voz de Jorge Ben Jor. Pereira, de falta, havia aberto o placar.

YouTube video

Porém, os mais importantes confrontos ocorreram pela semifinal do Brasileiro de 1990, o primeiro conquistado pelo adversário. Após levar 2 a 1 em SP, o Bahia –então comandado por Candinho e com vários remanescentes de 88– não passou de um 0 a 0 em Salvador.

IDA

YouTube video

YouTube video

VOLTA

YouTube video

MELHORES MOMENTOS DOS DOIS JOGOS

YouTube video

Além desses embates, houve mais dois pela Série B nacional, em 2008, quando o oponente era dirigido por Mano Menezes, hoje à frente da Seleção Brasileira. Cada um venceu como visitante. Lulinha, hoje no Fazendão, participou de ambos estando do lado de lá.

Pela 12ª rodada, no Pacaembu, o goleiro Felipe –revelado em Canabrava– andou falando demais na véspera e engoliu um frango do meia Elias, logo aos 9min de bola rolando: 1 a 0. O jogo recebeu 33.205 pagantes e aconteceu em 19 de julho:

YouTube video

YouTube video

YouTube video

BAÊA – Darci, Marcone, Padovani e Rogério; Fábio (Diogo), Luciano Totó, Rafael (Douglas), Elias e Adilson; Jones (Paulo Roberto) e Galvão. Técnico: Arturzinho.

CURINTIA – Felipe, Dênis, Willian, Fábio Ferreira e André Santos; Fabinho (Careca), Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Lulinha (Douglas); Herrera e Acosta. Técnico: Mano Menezes

*

Depois, em 18 de outubro, um Esquadrão sem mando de campo na capital –fruto da interdição da Fonte– precisou atuar no Joia da Princesa, em Feira de Santana, e sofreu 3 a 0. Morais, camisa 10 tricolor na campanha do acesso na temporada passada, inaugurou a contagem. Dentinho, recém-transferido para o futebol ucraniano, anotou dois.

YouTube video

BAÊA – Darci, Alison (Fábio), Cléber Carioca e Rogério; Luciano Baiano (Caio), Fausto, Emerson Cris (Willames), D. Cruz e Ávine; Paulo Roberto e Marcelo Ramos. Técnico: Ferdinando Teixeira.

CURINTIA – Felipe, Alessandro, William, Fábio Ferreira e Wellington Saci; Cristian, Elias, Douglas (Diogo Rincón) e Morais; Dentinho (Lulinha) e Bebeto (Otacílio Neto). Técnico: Mano Menezes.

Leia Também
Triunfo de 2008 serve como exemplo de superação

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes