é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Novo diretor esclarece processo por impobridade

Notícia
Historico
Publicada em 31 de julho de 2014 às 09:07 por Da Redação

De Marcelo Sant’Ana, para o jornal Correio:

“O diretor de futebol Rodrigo Pastana disse que a ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo, na qual responde por improbidade administrativa pelo uso de verba pública de maneira irregular, tem origem em um “erro jurídico da prefeitura” de Barueri, município paulista.

“O processo de improbidade se deu em 2006 por um erro jurídico da prefeitura, tanto que o atual prefeito (Gil Arantes) como o ex-prefeito (Rubens Furlan) estão no mesmo processo devido ao erro jurídico da prefeitura no convênio”, afirmou o executivo, durante coletiva no Fazendão.

“Antes de existir o Grêmio Barueri Futebol Ltda, era Grêmio Recreativo Barueri. Era uma ONG que se tornou clube associativo e depois clube empresa. Na verdade, tudo que aconteceu foi por erro de objetivo jurídico”.

Ontem, o CORREIO mostrou que, atualmente, após liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, Pastana, mais cinco sócios no Grêmio Barueri – incluindo seu pai, Walter Sanches – e Arantes e Furlan têm bens bloqueados no valor de R$ 1.300.982,51. Outra empresa na qual Pastana foi sócio até março também é investigada no processo: a Grêmio Talentos Representações Ltda, que tem os mesmos sócios do Grêmio Barueri.

De acordo com documento da Junta Comercial de São Paulo, a Grêmio Talentos trabalha com “agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas”. O diretor de futebol do Bahia explicou: “Como era clube empresa, a gente só recebia o pró-labore pelo Grêmio Barueri Ltda, e a divisão de lucros, a gente tirava da Grêmio Talentos, que era apenas quando vendia jogadores. Ela nunca teve como objetivo agenciar atletas”, garantiu.

Pastana disse que a Grêmio Talentos “detia os ativos do clube e, por exemplo, emprestava nota para pagamento de imagem de atletas, principalmente, quando a gente mudou de Barueri para Prudente.. Mas ninguém nunca teve procuração, nunca agenciou atleta”.

A mudança de cidade foi em janeiro de 2010. Em maio de 2011, o clube, já chamado Grêmio Prudente, foi vendido ao empresário Domingos Britto. “Quando foi vendido, o maquinário e os direitos econômicos dos atletas ficaram com a Grêmio Talentos. E isso posso falar abertamente. Atletas como Fernandinho, Leandro Castán, Ralf. Quando, por exemplo, o maquinário foi vendido ao Criciúma, a nota dada neste ativo era da Grêmio Talentos, mas nada sobre agenciamento”, disse.

CARTA MAGNA
Estatuto Ficha Limpa
O estatuto do Bahia, no seu Art. 35, diz que é inelegível a cargos da diretoria executiva (presidente e vice) e dos conselhos Deliberativo e Fiscal quem for condenado, em decisão transitada em julgado, por crimes contra a “administração pública e o patrimônio público” – como improbidade administrativa. O estatuto foi inspirado na Lei da Ficha Limpa. O processo de Pastana não transitou em julgado, e a diretoria de futebol não é da diretoria executiva.”

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes