Ex-superintendente da divisão de base do Bahia de 1983 a 91, Newton Mota foi octacampeão estadual de juniores e ajudou a revelar jogadores que formaram o time dono do título nacional de 88, a exemplo de Charles, João Marcelo e Zé Carlos. Mas por pouco o novo diretor de futebol do clube não acabou parando no arqui-rival, onde trabalhou até 2001. Desde o rebaixamento à Terceirona, em setembro, que o Vitória tentava lhe levar.
Ele será o único membro da equipe montada por Petrônio Barradas a ser remunerado. Enquanto tem contrato com o Bahia S/A, os nove vice-presidentes nomeados (Marcos Lopes, médico; Antônio Garrido, financeiro; Marcus Souza, administrativo; Marco Costa, marketing; Eduardo Ramos, relações públicas; Rui Cordeiro, social; Ademir Ismerim, jurídico, Paulo César Lima, esportes olímpicos; e Ruy Accioly, de futebol) pertencem aos quadros do E. C. Bahia.
Mota chega com a inédita missão de unificar o departamento de futebol tricolor, comandando também as categorias inferiores. O presidente tem razão em querer essa unidade. Facilita o trabalho, a comunicação, e faz com que as coisas fluam de forma mais rápida e ordenada, opinou. Modéstia a parte, considero que tenho um perfil de liderança necessário para a atribuição. Mas isso não quer dizer que serei estrela e trabalharei sozinho. Sei que tenho um presidente, vice-presidentes e profissionais capacitados ao meu redor e conto com a imprescindível colaboração de todos, completou.
Entre as medidas imediatas a serem tomados, estão a formatação de um planejamento integrado e adoção de critérios uniformes para contratação, avaliação e promoção de atletas e membros de comissão técnica. Para mim, é uma responsabilidade e uma honra muito grande ser chamado de volta ao Bahia neste momento. Sei que vai ser difícil alcançar as metas, que a pressão por resultados imediatos e imensa, mas que, com o apoio de todos e, principalmente, da torcida, podemos chegar lá.
Mota vai concentrar esforços no início momento de sua gestão. Só vamos nos preocupar com a base que, por sinal, vai muito bem, a partir de 1º de janeiro. O profissional precisa de uma intervenção imediata e é nele que vamos nos concentrar. Mas o dirigente já escolheu uma pessoa de sua confiança para coordenar o setor – Sérgio Moura: Ele está vindo dos EUA, onde trabalha há algum tempo, só para assumir a função. Trabalhou comigo no Vitória por muito tempo, é graduado internacionalmente em treinamento de atletas, enfim, um profissional altamente capacitado e que vai ajudar muito o Bahia.
Leia também: Após 14 anos, Newton Mota volta ao Bahia
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.