é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Oponente remete 1ª estrela; reveja gols e história

Notícia
Historico
Publicada em 20 de maio de 2012 às 12:26 por Da Redação

Bahia e Santos hoje em Pituaço irão reeditar uma antiga rivalidade no futebol. Desde o primeiro confronto até o último, no ano passado, o Tricolor de Aço e o Peixe realizaram partidas memoráveis. É verdade que a vantagem nos confrontos é do time paulista, porém o rival nos remete logo ao nosso primeiro dos dois títulos nacionais.

Foi contra um Santos recheado de estrelas que o Bahia mostrou ser o melhor time do país no biênio 59-60. O título Brasileiro de 1959, na época chamado Taça Brasil, foi conquistado pelo Esquadrão de Aço após três partidas contra o time da Baixada Santista.

A história desse confronto todos os tricolores conhecem e sentem imenso orgulho: na primeira partida na Vila Belmiro, o escrete tricolor mostrou logo que não estava para brincadeira e venceu o rival por 3 a 2. Na partida de volta, perdemos na Fonte Nova por 2 a 0. A “negra” só foi disputada em março de 1960, no Maracanã. Num jogo tenso, cheio de expulsões, o Bahia nocauteia o Santos por 3 a 1 e mostra a todo o país que o futebol não ficava restrito ao eixo Rio-SP.

Depois, tricolores e alvinegros se enfrentaram mais duas vezes em finais de Taça Brasil, em 61 e 62, mas perdemos nas duas ocasiões. Na verdade, durante toda a década de 60 e começo dos anos 70, a hegemonia nos confrontos passou a ser santista. Ficamos sem vencê-los desde a final da Taça Brasil , em 1960, até 1975, ano em que Mickey e Tirson acabaram com a moleza santista. Eles foram os autores dos gols no 2 a 0 que o Bahia aplicou novamente na Vila Belmiro. Depois disso, passamos o resto dos anos 70 até 89 sem saber o que é perder para o Santos. Nesse período, foram seis triunfos e apenas um empate por 0 a 0 na Vila.

Em 88, não teve Doutor certo – Na campanha rumo ou segundo título brasileiro, o Bahia enfrentou o Santos na Fonte Nova. Eles contavam com o reforço de Sócrates, de volta ao Brasil após um período na Europa. Só esqueceram de avisar isso a Zé Carlos e seus amigos. O Tricolor goleou o time do Doutor Sócrates por acachapantes 5 a 1. Assistam ao vídeo até o fim:

YouTube video

De lá para cá vencemos mais quarto partidas pelo Brasileirão, sendo a última em 2000, gol de Jorge Wagner e mais uma vez na casa do inimigo. O vídeo pode ser conferido clicando aqui.

Em 2003, um jogaço em 7 a 4:

YouTube video

Em 2011, no retorno à Série A, um injusto 2 a 1 para eles em Pituaço, quando o Bahia foi extremamente superior, e um empate por 1 a 1, na Vila, que nos garantiu matematicamente fora do rebaixamento.

YouTube video

YouTube video

Já pela Copa do Brasil a história é mais recente e temos menos capítulos. Fomos eliminados em 98 com um empate por 3 a 3 em casa e perdemos em Santos por 5 a 2. O troco veio em 2001, com o time do técnico Evaristo de Macedo vencendo por 2 a 0 tanto em Salvador como na Vila Belmiro. Veja os dois gols do triunfo em Santos:

YouTube video

Leia Também
Relembre todas as estreias tricolores no Nacional

Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes