é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Oposição dá entrada em ação pedindo intervenção

Notícia
Historico
Publicada em 13 de dezembro de 2006 às 14:54 por Da Redação

Cidadãos engravatados, papelada debaixo dos braços, sapatos lustrados. Público pequeno e nenhuma correria. Faixas, só de protesto. Chegam o advogado César Oliveira e o empresário Edmilson Gouvêa. Rápido cumprimento na escada do Fórum Ruy Barbosa a quem já esperava e tudo está pronto para ser entregue à Justiça. Nada de estádio, nada de Fonte Nova, muito menos futebol. O placar mostra a senha 51. A turma se levanta em direção ao guichê no5. Às 15h40, apita-se disputa no Fórum Ruy Barbosa. Vai ser escrito o primeiro capítulo da história do Bahia sem um único jogador de bola. Os 90 minutos viraram burocracia.

A ação de procedimento ordinário com pedido de antecipação de tutela pretende moralizar o Bahia o mais rápido possível, renovando a diretoria. Em 34 páginas, o sócio patrimonial Edmilson Gouvêa e o conselheiro Darke Magalhães de Abreu alegam ter sido “atingidos, em primeira e última instâncias, pelos sucessivos desmandos praticados pelo presidente do clube (Petrônio Barradas)”. Para embasar a petição, eles anexaram duas cópias: o processo no Ministério Público Estadual sobre o contrato com o Banco Opportunity e o recurso de um sócio contra o Corínthians. A primeira pretende mostrar ilegalidades, a segunda, dar jurisprudência.

Por sorteio, determinou-se que a petição será avaliada pelo juiz Renato Ribeiro Marques da Costa, da 20ª Vara Cível de Salvador. A tendência é que ele se pronuncie até sexta-feira sobre se há pertinência ou não nos pedidos: a) afastar de imediato o presidente Petrônio Barradas e a diretoria executiva; b) designar um interventor provisório; c) suspender todo o Conselho Deliberativo; d) confirmando antecipação de tutela, destituir definitivamente Petrônio Barradas do cargo de presidente; e) determinar a citação dos réus para, em prazo legal, contestarem os termos da demanda e f) condenar os réus ao pagamento decorrente do ônus da sucumbência.

“Ninguém sabia, a rigor, o que acontecia no Bahia”, simplificou o advogado César Oliveira sobre os bastidores do Fazendão nos últimos oito anos. Ele redigiu petição junto ao também advogado Almir Brito. “O Bahia é um patrimônio histórico e cultural do estado da Bahia, por legislação que remonta ao governo Antônio Balbino”, completa, indicando que um grupo jamais poderia se outorgar poderes e formalizar um “contrato de uso autorizado da marca ‘Esporte Clube Bahia´, escudo, cores, hino, etc., por 25 (vinte e cinco) anos”. O embaraço acontecera em 1998, quando da formação do Esporte Clube Bahia S/A.

Caso o juiz da 20ª Vara Cível opte por designar um interventor, Edmilson e Darke apresentaram lista com quatro nomes “para, eventualmente, ocupar o cargo de gestão no Esporte Clube Bahia”: os empresários Fernando Jorge Carneiro, Reub Celestino e Luiz Mendonça; ou o advogado Vagner Cunha – todos aceitaram previamente a inscrição dos nomes.

Os presidente da Povão e da Bamor anteciparam que as maiores facções organizadas do Bahia e seus filiados só retornarão aos estádios quando houver uma mudança completa na cúpula administrativa. “É público zero total”, garantiu Jorge Alberto Santana, da Bamor. “Não há como voltar atrás”, finalizou Jorge.

A diretoria do Bahia não foi encontrada para comentar o assunto. No entanto, uma jovem de prenome Michelle esteve ontem, por volta das 16h20, no Fórum Ruy Barbosa, atrás de informações sobre o processo: número, vara cível, juiz, etc. Ela se identificou como estagiária do escritório de Tâmara Medina, que é advogada do Esporte Clube Bahia S/A, nomeada por Petrônio Barradas em substituição a Shirley Monroe.

Correio da Bahia

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes