Confira texto do oposicionista Edmilson Gouvêa, ex-presidente da Associação Bahia Livre e líder do movimento “Diretas Já!”, mostrando a importância da torcida tricolor se associar ao clube:
“1° – Sendo sócio e estando em dia pode votar em assembléia geral que define em ultima estância o destino do Clube. Ou seja, tem poder maior que o Conselho Deliberativo.
2° – Tendo um ano de associado pode-se fazer uma chapa para Conselho Deliberativo onde a Assembléia Geral é quem escolhe. Na última eleição do Conselho Deliberativo foram 179 votar. Então, organizando um grupo de sócios, pode-se conseguir 300 nomes para a chapa de conselho e se os 300 forem votar certamente ganharão com sobras a eleição do Conselho Deliberativo.
3° – Caso o Bahia queira comprar ações ou vender a sede, ou desfazer qualquer patrimônio, eles têm que consultar a Assembléia Geral. E todos que forem sócios e estando em dia, mesmo que tenha entrado no mês anterior, podem e devem votar. Ou seja, já pode impedir qualquer ação que depedre o patrimônio do Clube.
4° – Se na Assembléia Geral para eleger o Conselho tiveram 179 sócios votando e com 2/3 dos sócios pode-se convocar uma nova assembléia, conforme o Estatuto, então por analogia se deduz que se tiver 200 novos sócios organizados pode-se convocar uma Assembléia Geral e mudar o Estatuto do Clube.
5° – Com a mudança do Estatuto do clube a Assembléia é que vai definir se aprova por inteiro ou com restrições. Por exemplo: se a diretoria quiser que não se tenha Eleições Diretas, a Assembléia no dia pode mudar isso, na hora. A Assembléia é soberana e tem valor jurídico.
6° – Os sócios podem questionar judicialmente qualquer desmando no E.C.Bahia”.
Leia também
Clube reabre quadro social; saiba como se associar
Em pauta a demora no Estatuto e no Quadro Social
Grêmio quadruplicou número de associados em 2005
Inter tem hoje 20 mil sócios em dia… Saiba como!
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.