Em um domingo, dia 12 de maio de 2002, o Bahia empatou por 2 a 2 com o Vitória, com dois gols de Nonato e sagrou-se bicampeão da Copa do Nordeste, fazendo a festa em pleno estádio do rival.
Lá se vão seis anos e em 2008, na mesma data, o Bahia lembra da conquista regional, mas de uma forma triste. O título foi o último conquistado pela equipe, que desde então tem amargado sucessivos rebaixamentos, crise financeira e política que parecem ainda estar longe do fim.
Ironicamente, a forma como o Bahia sagrou-se campeão pela última vez lembra a maneira como o maior rival arrancou-lhe o título de campeão baiano, há pouco mais de uma semana.
No Nordestão de 2002, o Bahia terminou a fase classificatória na segunda posição da tabela geral com 27 pontos, oito atrás do líder Vitória, que venceu o único Ba-Vi da competição por 3 a 0.
No Baianão, o Vitória ficou em terceiro na primeira etapa, oito pontos atrás do Bahia, que terminou em primeiro.
No Nordestão, Bahia e Vitória eliminaram os pernambucanos Náutico e Santa Cruz nas semifinais e disputaram o título, que ficou com o Bahia após vencer por 3 a 1 o jogo de ida da final, na Fonte Nova. Na fase classificatória, o Vitória havia vencido o Ba-Vi por 3 a 0.
No Estadual deste ano, Bahia e Vitória encontraram-se quatro vezes: o Bahia venceu duas no Barradão, por 2 a 0 e 4 a 1, e uma em Feira de Santana, por 1 a 0. O único triunfo rubro-negro foi justamwente no último confronto entre ambos: 3 a 0, em Feira de Santana.
Mas o que definiu o título foi o quarto critério de desempate: o número de gols marcados no quadrangular final – 16 a 11. Bahia e Vitória terminaram empatados em pontos, número de vitórias e saldo de gols.
UOL Esportes (Adaptada)
Confira matéria do ecbahia.com.br feita no dia da conquista do último título tricolor: Bahia: O Dono do Nordeste (De Novo!)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.