é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Parado, clube vê outro nordestino renovar estatuto

Notícia
Historico
Publicada em 20 de setembro de 2012 às 14:42 por Da Redação

De João Andrade Neto, para o Jornal do Commercio, em Pernambuco:

“O Sport pode ter já no próximo ano um novo estatuto. Na noite da última terça-feira (18), os conselheiros do clube apresentaram as últimas propostas para reformulação do documento, que segue tendo praticamente o mesmo texto desde a década de 1970. As ideias estão sendo analisadas por uma comissão de 13 membros, entre eles os ex-presidentes Luciano Bivar, Wanderson Lacerda, Jarbas Guimarães, José Antônio Alves de Melo e Arsênio Meira e serão levadas para votação do Conselho Deliberativo no próximo dia 18. Caso aprovadas, irão para novo pleito, em Assembleia Geral com os sócios, em novembro.

Entre as propostas, estão a realização de eleições diretas para a presidência do executivo, como já acontece no Náutico, a diminuição no número de conselheiros, de 300 para 150, com 50 suplentes ao invés dos atuais 300, e a implantação do mecanismo de “ficha limpa” para as candidaturas do executivo. Com isso, os candidatos não podem ter condenações na Justiça para pleitear aos cargos de presidente e vice do clube. Outra proposta é a de implantar uma maior vigilância nos gastos do executivo para tentar evitar o repasse de dívidas para as próximas gestões.

Outra possível proposta a ser apresentada será a de limitar o direito do presidente a concorrer, no máximo, a uma reeleição. Hoje não há limite. No entanto, segundo o presidente do Conselho Deliberativo, José Moura, está descartada a proposta de aumentar o mandato do presidente, dos atuais dois para três anos. “De fato existiu essa proposta mas ela não foi aceita. Todos entendem que dois anos é um período suficiente para um bom mandato. A questão da reeleição ainda será analisada”, destacou Moura, que faz parte da comissão.

“O estatuto do clube passou por pequenas reformas há três anos, mas de fato a última grande mudança ocorreu na década de 70. É preciso uma modernização. Quase todos os clubes, por exemplo, já adotaram a eleição direta”, encerrou José Moura.”

Leia Também
Clube amargou prejuízo de R$ 18 milhões no ano
Oposição explica “elogios” à prestação; leia nota
Com atraso, Contas-2011 são aprovadas com “palmas”
Com quase 5 meses de atraso, clube prestará contas
Grupo protocola ofício cobrando ações da diretoria

Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes