A matéria abaixo é do portal A Tarde On Line e se refere ao maior site de relacionamentos da Internet nacional. Segue texto de Thiago Fernandes:
O atual estágio do Esporte Clube Bahia acirrou o clima de revolta entre alguns torcedores tricolores, que publicaram no orkut ameaças de agressão contra o presidente do clube, Petrônio Barradas. No último fim de semana, um tópico de discussão da comunidade “Esporte Clube Bahia” mostrava publicamente o endereço e o telefone de Barradas e incitava os torcedores a comparecer ao local para agredi-lo fisicamente. As mensagens, cheias de erros de português, já foram retiradas do ar.
Os dados pessoais do presidente foram publicados pelo usuário identificado no site de relacionamento como Gabriel Barros. Em seguida, repetidas ameaças de agressão partiram do usuário identificado como Revoltado: “Vou na casa desse desgraçado destruir tudo e encher ele de porrada!. Temos que invadir o Fazendão e quebrar tudo!. Quebrar aqueles f… na porrada: Maracajá, Petrônio, Marcelo Guimarães…”
Outros participantes da comunidade tentaram amenizar o tom das ameaças, planejando um protesto pacífico em frente ao endereço divulgado. Foi o caso de £lç10: “Eu protesto na frente da casa desse fdp…”. Ele foi acompanhado de Rodrigo, que postou: “Vamos para frente da ksa desse f…. Agora vamos mesmo aí galera. Q dia?”.
O usuário Leandro Lukas defendeu a manifestação pacífica: “Temos que fazer algo para chamar a atenção, mas sem destruir nada, isso só pioraria a situação do Bahia!”, escreveu. A intenção de preservar o patrimônio do clube também manifestada por BRUNO, que defendeu o “protesto incisivo”, mas preservando o Fazendão e a Fonte (Nova).
Outros usuários mantiveram o tom mais agressivo, como Silvio: Esses caras, se fosse nos países Árabes e mexessem com algo sagrado, com uma paixão como o Bahia é, ele já estavam todos mortos”. Em seguida, deu a entender que essa poderia ser a solução para o time: “se aqui fosse assim o Bahia ñ estaria assim ñ…”
Petrônio Barradas repudiou as ameaças em comunicado transmitido pela assessoria do Bahia. Ele informou que respeita a liberdade de expressão e manifestação, mas considera que esses torcedores passaram dos limites. “Não é admissível que se atinja a honra, a moral e a integridade física das pessoas”, diz.
Barradas não vai se pronunciar diretamente sobre o assunto por orientação de seus advogados. O presidente do Bahia teme por sua segurança pessoal e também de sua esposa e filhos, que moram na mesma residência.
Apesar disso, Barradas não solicitou proteção policial, mas não descarta que a medida seja necessária para garantir sua integridade física. O presidente repassou as páginas impressas com as ameaças a seus advogados para que sejam tomadas as providências legais.
Segundo o advogado Djalma Silva Júnior, especializado em crimes de informática, a publicação da ameaça na internet tem o mesmo efeito legal que aquela feita fora da rede de computadores. “Ali se aplicam as mesmas regras que no mundo real”, diz. Segundo Silva, os usuários poderiam ser enquadrados por apologia ao crime, que tem pena prevista de até seis meses de detenção. “A ação criminosa aconteceu no momento de sua publicação, independentemente de elas terem sido tiradas do ar posteriormente”. Para ele, o fato de os posts terem sido apagados pelos autores, por si só, não pode ser considerado crime. “Ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo”, explica.
Leia também
Responsável por mensagem no Orkut expõe seu lado
Oposição pede renúncia de cartola “desequilibrado”
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.