Para alívio da torcida tricolor, as obras do Estádio Metropolitano de Pituaçu seguem a todo vapor, como afirma a presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Maria del Carmen, responsável pelo projeto. Seis semanas depois do início da reforma, o prazo para tudo ficar pronto permanece o mesmo (21 de julho), garante.
Alguns entraves, porém, provocarão mudanças em relação ao planejamento inicial, a exemplo da capacidade, que deve cair de 34 mil para, no máximo, 32 mil. Resolvemos diminuir um pouco por causa da segurança, ampliando os pontos de circulação para o torcedor. Além disso, a planta do estádio não corresponde inteiramente à realidade que encontramos, explicou Del Carmen.
Antes prevista para custar R$ 21,8 milhões aos cofres públicos, a obra certamente precisará de um investimento maior por parte do governo. Pode ter uma variação em função das pequenas coisas que podem ser dectecadas. O orçamento cobrado pela Coelba para os transformadores da rede subterrânea, mesmo, foi superior ao que imaginávamos.
As próximas etapas são a colocação de assentos nas arquibancadas, cravar a fundação dos novos vestiários, começar a mudança da parte elétrica e replantar a grama, já completamente retirada. Quanto à drenagem, apesar de continuar em boa qualidade, queremos modificá-la para que possa ser reutilizada também na irrigação do campo, contou a presidente da Conder.
Engenhão Composta por uma série de lotes, a reforma ainda não está com todas as empresas aptas a trabalhar no local definido, embora não se fale em licitação, por se tratar de algo emergencial. Entre as interrogações, estão a construção do placar eletrônico e das cadeiras do Roberto Santos.
A grande novidade ficará por conta do estacionamento e das vias de acesso. Uma equipe nossa esteve recentemente no Rio de Janeiro, onde visitou o Maracanã e o Engenhão, e decidimos seguir o exemplo deles aqui, inclusive como manda as recomendações da Fifa.
Nenhum carro particular poderá parar ao redor do estádio. A idéia é limitar as vagas para áreas reservadas no Centro Administrativo e na Av. Pinto de Aguiar, que leva à Universidade Católica. Paralelas e viadutos levarão o público.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.