é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

PM recebe orientação para deter todos os cambistas

Notícia
Historico
Publicada em 9 de março de 2007 às 12:30 por Da Redação

De Vítor Rocha, no Correio da Bahia desta sexta-feira:

“O torcedor que desenvolveu o hábito de evitar as filas de venda de ingressos e comprar nas mãos dos cambistas para assistir às partidas de futebol do Campeonato Baiano, vai ter dificuldades para o Ba-Vi de domingo. Além da badalação do clássico, ficou decidido na reunião realizada ontem entre representantes do Ministério Público Estadual, da Federação Bahiana de Futebol, Sudesb, dos dois clubes e das polícias Civil e Militar, que será montado um esquema especial para coibir a ação dos cambistas.

Desde a troca de notas fiscais por ingressos feita hoje nas bilheterias da Fonte Nova, até os momentos que antecedem a partida, a PM está orientada a deter qualquer pessoa que aja como cambista e encaminhá-la à delegacia. Quem for detido vendendo ingressos poderá ser processado por crime contra a economia popular, como já é feito em Minas Gerais. “Lá, o ‘cambismo’ praticamente acabou por causa dessa medida”, garantiu o promotor José Renato Oliva, membro da Comissão Nacional de Prevenção à Violência nos Estádios.

Outra novidade é a proibição da entrada na Fonte Nova de instrumentos musicais que possam provocar lesão. “Os instrumentos musicais não só servem para dar alegria, mas também são usados como arma de guerra em situação de conflito”, opina o major Ricardo Guimarães, responsável pelo comando das operações na Fonte Nova. Ele informa que a PM vai contar com efetivo total de cerca de 700 homens.

As faixas e bandeiras continuam proibidas, medida tomada após as mortes dos torcedores Luiz Carlos Vitor Pereira e Pedro Sales Santos, no recente Ba-Vi do Barradão. Para combater os casos de violência, o Ministério Público acordou com a Polícia Militar para que todos os delitos sejam registrados para abertura de inquérito da Polícia Civil. Quando um torcedor se envolvia numa briga, por exemplo, ele era detido e logo liberado pelos policiais. Agora, ele será detido e seu caso registrado em uma delegacia, podendo ser processado depois. Além disso, a operação de acompanhamento dos ônibus das torcidas organizadas Bamor, do Bahia, e Os Imbatíveis, do Vitória, será mantida pela PM”.

Leia também: Gandhy, times entrando juntos e até Hino Nacional

Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2007

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes